Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(5): e20230283

Melhorando os Resultados de Pacientes com Doença Coronariana Aguda na Vida Real: O Caso de Aplicar na Prática o que já Sabemos dos Estudos Clínicos

Stefano Garzon, Pedro A. Lemos ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20230283

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Prognóstico Relacionado à Terapia de Reperfusão Pós-Síndrome Coronariana Aguda na Atenção Secundária: Análise de Sobrevida em Longo Prazo na Estratégia ERICO".

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no mundo, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento, e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, espera-se que 75% dessas mortes ocorram em países em desenvolvimento. A privação socioeconômica é um dos principais determinantes de doenças cardiovasculares mortalidade associada a maior exposição a fatores de risco e mortes prematuras. As doenças cardiovasculares também têm um grande impacto na economia. Um estudo recente realizado na Austrália projeta os custos totais de saúde das doenças cardiovasculares de 2020 a 2029 em quase 62 bilhões de dólares australianos, com perdas de produtividade de quase 79 bilhões, com um custo total superior a 140 bilhões em 10 anos.

O Brasil é um país em desenvolvimento de dimensões continentais, com marcadas disparidades regionais, raciais e socioeconômicas. A partir da década de 1960, o país passou por uma rápida mudança demográfica, com uma população envelhecendo rapidamente e passando de ser predominantemente rural para urbana. Grande parte da população brasileira está exposta a fatores de risco conhecidos para doenças cardiovasculares, como baixa escolaridade, maus hábitos de vida e alimentação, tabagismo, obesidade, poluição do ar e fatores de risco mal controlados, como hipertensão, diabetes e hiperlipidemia, todas associadas a maior mortalidade cardiovascular. Embora o Brasil tenha um Sistema Único de Saúde (SUS), o acesso à saúde é altamente heterogêneo, superlotado e subfinanciado, e frequentemente não oferece atendimento adequado à população brasileira.

[…]

Melhorando os Resultados de Pacientes com Doença Coronariana Aguda na Vida Real: O Caso de Aplicar na Prática o que já Sabemos dos Estudos Clínicos

Comentários

Pular para o conteúdo