Open Journal Systems

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA COMPATIBILIZAÇÃO TEÓRICA ENTRE O CICLO DE JEAN PIAGET COM O MODELO SECI DE NONAKA E TAKEUCHI

Andréia de Cássia Gonçalves Costa, Letícia Fleig Dal Forno, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia

Resumo


A Gestão do Conhecimento (GC) vincula-se ao contexto da Educação mediante uma reflexão sobre o quanto a organização escolar possui e necessita de uma dinâmica que associe pessoas, processos e tecnologia com as práticas pedagógicas. Com isto, ampliou-se os estudos que relacionam a GC com modelos de teóricos da educação, dentre esses estudos alguns autores abordam a existência de uma compatibilização teórica entre os estudos de Piaget com o modelo SECI de Nonaka e Takeuchi no que se refere a construção do conhecimento. Diante disso, este artigo tem como objetivo geral construir um ciclo de construção do conhecimento que integre o modelo SECI de Nonaka e Takeuchi com ciclo de construção do conhecimento de Piaget, de tal forma que repercuta informações da área da Educação, frente ao processo de estudo interdisciplinar. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se caracteriza como básica e apresenta uma abordagem qualitativa. Com procedimento de pesquisa bibliográfica e com objetivo exploratório, a pesquisa busca relacionar em quais pontos dos estudos dos autores encontram-se a harmonia no que se refere a construção do conhecimento. Assim, verificou-se que a especificidade da socialização e da externalizaVERSçÃOPREãLIMINAR o do conhecimento, etapas do modelo SECI, vinculavam-se as considerações de Piaget sobre como o conhecimento, que baseia-se na interação do homem com o objeto de conhecimento e com o meio, sendo este o momento em que ocorrem os processos de assimilação e acomodação, que estão correlacionados à equilibração.

Palavras-chave: Processo ensino; Sala de aula; Gestão do conhecimento; Interação.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção e o professor: um estudo à luz da teoria de Henry Wallon. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.13, n.2, p. 239-249, maio/ago, 1997.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicologia. v.21 no.2, dezembro, 2013.

DOROW, Patrícia Fernanda. Compreensão do compartilhamento do conhecimento em atividades intensivas em conhecimento em organizações de diagnóstico por imagem. Tese, Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 26.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GASPARIN, João. Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

LLARENA, R. A. S.; DUARTE, E. N. D.; SANTOS, R. Gestão do conhecimento e desafios educacionais contemporâneos. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 222-242, mai./ago., 2015.

LOPES, E.G.; FONTES-FILHO, J.R.; REZENDE, J.F.C. Os contextos capacitantes e o processo de criação do conhecimento nas organizações: proposta para um artefato de monitoramento do conhecimento organizacional. IN: REZENDE, J.F. Gestão do Conhecimento, capital intelectual e ativos intangíveis. São Paulo: Elsevier, 2014, p. 62-88.

MARCHAND, Pascal; RATINAUD, Pierre. L’analyse de similitude appliquq´q aux corpux textueles: les primaires socialistes pour l’election présidentielle française. JADT, Liège, v.1, n.1 p.687-699, abril. 2012.

MINIOLI, Célila. Scucato.; SILVA, Helena de Fátima Nunes. Gestão do conhecimento no espaço escolar: A memória Organizacional do Trabalho Pedagógico. Curitiba: Editora CRV, 2013.

MELLO; Guiomar Namo de. Formação inicial de professores para a educação básica. Uma (re)visão radical. São Paulo em Perspectiva, v.14, no.1, Jan/Mar. 2000.

MORAN, José. Novos modelos de sala de aula. Revista Educatrix, n.7, Editora Moderna, p. 33-37, 2011.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

PILETTI, Cláudio. Didática geral. 23ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2001.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Universidade Feevale – Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: Acessado em: 18 de set de 2018.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10ª. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.

SENGE, Peter.; CAMBRON-McCABE, Nelda; LUCAS, Timothy; SMITH, Brian; DUTTON, James; KLEINER, Art. Escolas que aprendem. Editora Artmed. Porto Alegre, 2005.

SILVA, Edna Lúcia da.; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.

TAVEIRA, Adriano Slamar Nogueira. A sala de Aula: O lugar da vida? In: MORAIS, Régis. Sala de Aula: que espaço é esse? 10ªed. Campinas: Papirus, 1996, pp. 51-58.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: desenvolvimento dos processos cognitivos superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Cristhian Matheus Herrera. 5ª.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v13i1.69914

Apontamentos

  • Não há apontamentos.