Acta Paul Enferm 2024; 37: eAPE001762

Isquemia de mão de pacientes em terapia renal substitutiva: avaliação por termografia

Monica Karla Vojta Miranda ORCID logo , Irinéia de Oliveira Bacelar Simplício ORCID logo , Jociléia da Silva Bezerra ORCID logo , Mariane Santos Ferreira ORCID logo , Fernanda da Silva Lima ORCID logo , Antônia Irisley da Silva Blandes ORCID logo , Alessandra Tânara Corrêa Simplício ORCID logo , Leandro Procópio Alves ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2024AO0001762

Resumo

Objetivo

Avaliar a presença de isquemia na porção distal das mãos dos membros superiores com Fistula Arteriovenosa (FAV) de pacientes em Terapia Renal Substitutiva (TRS) através da termografia por infravermelho.

Método

Amostra composta por 15 pacientes em TRS por hemodiálise por meio de FAV que responderam um questionário elaborado pelos próprios autores com as seguintes variáveis: dados sociodemográficos, diagnóstico, sinais vitais e dados sobre a FAV. Para obtenção dos termogramas das mãos com e sem FAV foi utilizado uma câmera termográfica por infravermelho C5, FLIR Systems, fixada a 50 cm das mãos dos participantes, privilegiando o enquadramento bilateral enquadrando ambas as mãos. Os dados obtidos foram organizados em planilha de Excel 2011® e comparados estatisticamente utilizando o programa Microcal Origin 6.0, para avaliar se existia diferença entre as médias de temperatura.

Resultados

Com relação as variáveis sociodemográficas, o gênero masculino foi o predominante, faixa etária com média de 45 anos, ensino fundamental (incompleto/completo), casados e provenientes de outros municípios. A termografia demonstrou que há diferença de temperatura entre as mãos com FAV e sem FAV, com variação na temperatura de 1,78°C (± DP 1,99°C), menor para as mãos com FAV.

Conclusão

A análise da distribuição do sangue das mãos por meio da termografia pode fornecer evidências sobre a microcirculação periférica e orientar o diagnóstico precoce e o tratamento da isquemia induzida por FAV em indivíduos em TRS, como ferramenta inovadora de diagnóstico auxiliar das complicações dos acessos venosos de pacientes em hemodiálise.

Isquemia de mão de pacientes em terapia renal substitutiva: avaliação por termografia

Comentários