Educação para o bem estar animal: relato de experiência de extensão na cidade de Picuí-PB

Cynthia Campos

Resumo

O artigo trata do relato de experiência de extensão realizada no ano de 2017 que teve como objetivo educar e conscientizar a população da cidade de Picuí/PB, sobre os cuidados necessários para o bem-estar dos animais domésticos, especificamente gatos e cachorro. A metodologia propunha elaboração de folhetos educativos, realização de palestras nas escolas das redes pública e privada da cidade, visitas in loco, levantamento do número de animais que precisasse ser encaminhados para castração e em situação de risco, mobilização educativa na feira livre da cidade. Como resultados foram apresentados o contexto e a realidade em que estes animais estão inseridos, os conceitos que fundamentaram a ação, a contraposição entre o que se esperava e o que se realizou, bem como os resultados finais. Ao final do projeto, foi possível realizar uma audiência pública em parceira com a prefeitura para se fundar as bases de políticas públicas municipais voltadas para a população canina e felina da cidade.

Palavras-chave


Bem-estar animal. Animais de rua. Guarda responsável.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p19-25

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1198

Total de downloads do artigo: 1142