Public policies awareness toward the AIDS combat under the perspective of health professionals / Despertar das políticas públicas de combate à AIDS na perspectiva de profissionais de saúde

Autores

  • Rebeca Coelho de Moura Angelim Universidade de Pernambuco
  • Brígida Maria Gonçalves de Melo Brandão Universidade de Pernambuco
  • Denize Cristina de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fátima Maria da Silva Abrão Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.913-918

Palavras-chave:

HIV, síndrome da imunodeficiência adquirida, políticas públicas de saúde

Resumo

Objetivo: Identificar os avanços e as falhas das políticas públicas no decorrer da epidemia da aids na perspectiva de profissionais de saúde. Métodos: Trata-se de um estudo de campo, exploratório, descritivo e qualitativo, realizado com 46 profissionais de saúde de nível técnico e superior que atuavam nos Serviços de Assistência Especializada em HIV/Aids ou Centro de Testagem e Aconselhamento. Utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada sendo analisada por meio da técnica de análise de conteúdo lexical. Resultados: A partir da identificação dos conteúdos discursivos foram analisadas duas classes que obtiveram as seguintes denominações: Categoria 1: Tratamento do HIV/Aids por meio de antirretrovirais; Categoria 2: Políticas públicas direcionadas ao controle da aids, sendo revelado as mudanças ocorridas no contexto político e social da aids. Conclusão: Percebeu-se a necessidade de incentivar a realização de investimentos financeiros acerca das campanhas voltadas à prevenção do HIV de forma frequente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Coelho de Moura Angelim, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PAPGEnf UPE/UEPB)

Brígida Maria Gonçalves de Melo Brandão, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PAPGEnf UPE/UEPB)

Denize Cristina de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Fátima Maria da Silva Abrão, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora e Coordenadora do Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba (PAPGEnf UPE/UEPB)

Publicado

2018-10-04

Como Citar

1.
Angelim RC de M, Brandão BMG de M, Oliveira DC de, Abrão FM da S. Public policies awareness toward the AIDS combat under the perspective of health professionals / Despertar das políticas públicas de combate à AIDS na perspectiva de profissionais de saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 29º de março de 2024];10(4):913-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6260

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics