Os movimentos estudantis na História da Educação e a luta pela democratização da universidade brasileira

Autores

  • Marisa Bittar Universidade Federal de São Carlos
  • Mariluce Bittar Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n34.4346

Palavras-chave:

Universidade Brasileira, História da Educação, Movimentos Estudantis, Juventude

Resumo

Embora o campo da pesquisa em História da Educação venha se fortalecendo continuamente nas últimas décadas e diversificando seus temas e fontes, o movimento estudantil, liderado pela juventude brasileira, ainda é pouco considerado como objeto de estudo. Assim, com este artigo, pretendemos contribuir para o conhecimento de um aspecto que no passado despertou mais interesse. Na primeira parte, o artigo aborda as características da universidade desde sua criação até a crise dos anos 1960, quando explodiram as revoltas estudantis que exigiram reformas na sua estrutura. Na segunda, examina a contribuição dos movimentos estudantis brasileiros no século XX para a democratização da universidade brasileira relacionando-os aos momentos de luta pela própria democracia no País. O artigo baseou-se em fontes bibliográficas sobre o tema bem como em documentos da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Bittar, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em História Social (USP) com Pós-Doutorado em História da Educação (IOE/Londres) Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UFSCar) Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. São Carlos-SP [Brasil

Mariluce Bittar, Universidade Católica Dom Bosco

Dossui graduação em Serviço Social - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso/FUCMT/1981; Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP/1987 e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar/1999. É professora da Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, desde fevereiro de 1987 e, desde 1999, do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da mesma Universidade. Sua produção científica está vinculada principalmente à área das políticas públicas em educação, com ênfase nas políticas de educação superior; desenvolve e coordena projetos nessa área, desde 1999.

Downloads

Publicado

13.06.2014

Como Citar

BITTAR, Marisa; BITTAR, Mariluce. Os movimentos estudantis na História da Educação e a luta pela democratização da universidade brasileira. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 34, p. 143–159, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n34.4346. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4346. Acesso em: 31 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos