Estratégias de aconselhamento breve sobre atividade física desenvolvidas por profissionais de saúde

Aconselhamento breve de Atividade Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13577

Resumo

Objetivo: Descrever as estratégias utilizadas no aconselhamento breve sobre atividade física realizadas por profissionais de saúde que atuam em Unidades Básicas de Saúde. Método: Trata-se de um estudo transversal e qualitativo que envolveu a aplicação de questionário remoto para profissionais de saúde vinculados a um Departamento Regional de Saúde do estado de São Paulo, entre março e setembro de 2021. Os dados referentes às estratégias de aconselhamento breve foram organizados em uma planilha e distribuídos em seis categorias, a partir de uma análise qualitativa compreensiva do conteúdo e, posteriormente, foi realizada a análise de frequência e percentual destas categorias. Resultados: Ao todo, 34 profissionais de saúde responderam ao questionário, com média de idade em 40,4+8,6 anos, majoritariamente do sexo feminino e atuantes na área de enfermagem. Entre as estratégias de aconselhamento breve, recomendar o “tipo de atividade física” (50%) foi a categoria mais frequente pelos profissionais de saúde, sendo a caminhada a prática mais aconselhada (40,4%). Também foram construídas categorias de aconselhamento breve sobre o “tempo e/ou frequência” de atividade física” (21,4%), “benefícios da atividade física” (11,9%), “preferências de atividade física” (7,1%), “intensidade de atividade física” (4,7%) e “recomendação para públicos específicos” (2,3%). Conclusão: A maioria dos aconselhamentos breves apresentaram características mais prescritivas. Portanto, sugerem-se capacitações e apoio para a educação permanente dos profissionais de saúde, a fim de que as estratégias de aconselhamento sejam orientadas por preferências, prazer e diversão, visando, assim, a promoção da atividade física.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Aparecida Calderão Sposito, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Botucatu, São Paulo, Brasil

Doutoranda pelo programa de pós-graduação em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), na linha de Intervenção pelo movimento na saúde. Pesquisa sobre intervenções que possam promover e manter os níveis de atividade física da população em contextos comunitários, bem como, atua no desenvolvimento de materiais educativos para profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde. Coordena o projeto de extensão “Saúde Ativa" da Unesp de Rio Claro, que promove atividades físicas no contexto Universitário e em Unidade Básica de Saúde, para adultos e idosos.

Paulo Henrique Guerra, Universidade Estadual Paulista, UNESP - Rio Claro, São Paulo - Brasil

Professor universitário e pesquisador, atualmente vinculado à Universidade Estadual Paulista (curso de Educação Física do Instituto de Biociências de Rio Claro). Possui inserções acadêmicas relacionadas à área da atividade física e saúde, com destaque para a participação em projetos conduzidos nos contextos escolar e / ou da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde. 

Eduardo Kokubun, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Botucatu, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus Rio Claro, membro da Comissão de Ética em Pesquisa da Unesp, membro da Comissão Executiva Anticovd da Unesp e editor do Boletim AntiCovid da UNESP. Coordena o Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde, onde desenvolve pesquisas relacionadas aos benefícios da atividade física para a saúde, em especial na elaboração de protocolos de intervenção no setor público.

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Sposito, L. A. C., Guerra, P. H., & Kokubun, E. (2023). Estratégias de aconselhamento breve sobre atividade física desenvolvidas por profissionais de saúde: Aconselhamento breve de Atividade Física. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 36, 12. https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13577

Edição

Seção

Artigos Originais