Educação Estatística: objetivos, perspectivas e dificuldades - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21578

  • Danieli Walichinski Secretaria Estadual de Educação/PR
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Ponta Grossa
Palavras-chave: educação básica, matemática, tratamento da informação.

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo fomentar discussões a respeito do crescimento e da consolidação no Brasil, da área de pesquisa educacional denominada Educação Estatística, na Educação Básica, em contraposição aos entraves a sua devida efetivação nas escolas, além de discutir acerca dos objetivos da Educação Estatística. Entende-se que a Educação Estatística visa a uma formação tanto estatística, quanto probabilística aos alunos desde os anos mais elementares. Formação essa, necessária para um melhor posicionamento do cidadão diante das mais variadas informações presentes na sociedade. Ao longo do trabalho, apresentaram-se fatos que evidenciam o crescimento e a consolidação no Brasil, de pesquisas relacionadas à Educação Estatística na Educação Básica, bem como, elencaram-se diversos fatores que dificultam a efetivação da Educação Estatística na Educação Básica com base nos argumentos dos principais pesquisadores da área. Destacou-se a necessidade de se desenvolver trabalhos na formação inicial e continuada de professores de Matemática da Educação Básica, a fim de se discutir a respeito da relevância da Educação Estatística, observando-se principalmente que a Educação Estatística e a Educação Matemática apresentam objetivos diferentes e, também a necessidade de elaboração e validação de materiais didáticos acessíveis ao professor que venham a subsidiar sua prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danieli Walichinski, Secretaria Estadual de Educação/PR
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002) e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (2012). Faz parte do Quadro Próprio do Magistério Público Estadual do Paraná, lecionando Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atualmente é aluna do curso de Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR- campus Ponta Grossa.
Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus Ponta Grossa

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Atua na Graduação com a disciplina probabilidade e estatística para cursos de engenharia. Também atua na pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (orienta e trabalha com disciplina Métodos Estatisticos) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (orienta e trabalha com a disciplina Tópicos de Estatística Aplicada). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia no período de 09-07-2009 a 10-04-2012.

Publicado
2013-10-29
Como Citar
Walichinski, D., & Santos Junior, G. dos. (2013). Educação Estatística: objetivos, perspectivas e dificuldades - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21578. Imagens Da Educação , 3(3), 31-37. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i3.21578
Seção
Ensino e Aprendizagem