<b>Mortalidade infantil e fatores associados: estudo por tipologias sócio-ocupacionais/Infant mortality and associated factors: a study according to socio-occupational typologies<b>

  • Rosana Rosseto de Oliveira
  • Josane Rosenilda da Costa
  • Robson Marcelo Rossi
  • Ana Lúcia Rodrigues
  • Thais Aidar de Freitas Mathias
Palavras-chave: Mortalidade infantil, Renda familiar, Distribuição espacial da população, Assistência à saúde materno-infantil.

Resumo

Analisar a mortalidade infantil em municípios da Região Metropolitana de Maringá, segundo Tipologias Sócio-Ocupacionais. Estudo ecológico com população constituída por todos os óbitos infantis, de residentes em Maringá, Sarandi e Paiçandu, de 2004 a2008. Foram utilizados dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade e Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos. As divisões do território por Tipologias Sócio-Ocupacionais foram definidas a partir da variável “ocupação do chefe da família”. As demais variáveis foram categorizadas para posterior análise de regressão logística. Para as Tipologias Sócio-Ocupacionais cuja ocupação e ganho do chefe de família são inferiores, os coeficientes de mortalidade infantil são mais elevados, destacando-se a Tipologia Agrícola Médio Inferior (18,2 óbitos por mil nascidos vivos) e a Operário (16,4 óbitos por mil nascidos vivos). Associação forte com a ocorrência do óbito infantil foi observada com Apgar no 1º e 5º minutos inferior a sete (OR=23,2, e 71,8; p<0,001, respectivamente), peso ao nascer inferior a 2500g (OR=20,7; p<0,001), menos de 37 semanas gestacionais (OR=22,7; p<0,001) e anomalia congênita (OR=23,5; p<0,001). A segregação espacial resultou em condições heterogêneas de acesso e resolutividade aos serviços de saúde, mostrando necessidade de ações de saúde direcionadas aos aglomerados urbanos formados pelas Tipologias Sócio-Ocupacionais Agrícola Médio Inferior e Operário. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Rosseto de Oliveira
Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR -UEM.
Josane Rosenilda da Costa
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM. 
Robson Marcelo Rossi
Matemático. Professor Adjunto do Departamento de Estatística - Programa de Pós-graduação em Bioestatística da UEM.
Ana Lúcia Rodrigues
Cientista Social. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais – Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais – UEM/PR, Brasil.
Thais Aidar de Freitas Mathias

Cientista Social. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UEM. 

Publicado
2015-06-12
Como Citar
Oliveira, R. R. de, Costa, J. R. da, Rossi, R. M., Rodrigues, A. L., & Mathias, T. A. de F. (2015). <b>Mortalidade infantil e fatores associados: estudo por tipologias sócio-ocupacionais/Infant mortality and associated factors: a study according to socio-occupational typologies<b&gt;. Ciência, Cuidado E Saúde, 14(2), 1165 - 1174. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v14i2.24357
Seção
Artigos originais