Acta Paul Enferm 2023; 36: eAPE00632

Fatores de natureza social associados ao risco de prematuridade em município paulista

Aline Adryane Morishigue Bássiga da Cruz ORCID logo , Lucas Cardoso dos Santos ORCID logo , Michelle Cristine de Oliveira Minharro ORCID logo , Renata Maria Zanardo Romanholi ORCID logo , Alice Yamashita Prearo ORCID logo , Rúbia Aguiar Alencar ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2023AO00632

Resumo

Objetivo

Identificar as associações dos fatores de natureza social com a prematuridade.

Métodos

Estudo transversal com método correlacional, realizado a partir de um banco de dados de um município de médio porte no interior de São Paulo, contendo informações de todos os recém-nascidos no período de janeiro de 2018 a julho de 2020, voltadas para a identificação de riscos sociais e biológicos após o nascimento.

Resultados

A análise incluiu 4.480 recém-nascidos, dos quais 78,9% foram classificados como bebês de risco habitual e 21,1% como de risco. Dentre os fatores de risco de natureza social dos recém-nascidos analisados no presente estudo, observou-se maior prevalência dos recém-nascidos que possuíam o chefe de família sem renda, tinham mães com menos de 16 anos, irmão morto com idade inferior a 5 anos e mães que não realizaram o seguimento de pré-natal, sendo que os dois últimos tiveram associação com a prematuridade.

Conclusão

Os fatores de natureza social apresentaram associação com a prematuridade. Este estudo permitiu melhorar o banco de dados de vigilância do recém-nascido, facilitando a elaboração e o planejamento da assistência à saúde.

Fatores de natureza social associados ao risco de prematuridade em município paulista

Comentários