Arq. Bras. Cardiol. 2021; 117(4): 648-654

Modulação Autonômica Cardíaca é Fator Chave para Pressão Alta em Adolescentes

Sara Raquel Dutra Macêdo ORCID logo , Antonio Carlos Silva-Filho ORCID logo , Adeilson Serra Mendes Vieira ORCID logo , Nivaldo de Jesus Soares Junior ORCID logo , Carlos José Dias ORCID logo , Carlos Alberto Alves Dias Filho ORCID logo , Antonio Woodson Maciel ORCID logo , Luís Gustavo Dias Rabelo ORCID logo , Flavio Oliveira Pires ORCID logo , Rachel Melo Ribeiro, Bruno Rodrigues ORCID logo , Cristiano Teixeira Mostarda ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20200093

Este Artigo Original é referido pelo Minieditorial "Pré-Hipertensão Em Adolescentes: Um Novo Velho Problema".

Resumo

Fundamento

O interesse pela hipertensão em crianças e adolescentes aumentou desde a atualização do sistema de classificação da pressão arterial para comparar com o sistema de classificação dos adultos, alterando a terminologia de “normal alta” para “pré-hipertensão”.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi analisar a associação da modulação autonômica cardíaca com os níveis pressóricos dos adolescentes.

Métodos

203 adolescentes foram agrupados de acordo com a pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD). Um grupo foi caracterizado como pré-hipertensão, e o outro como normotenso. Foram coletadas características antropométricas, cardiovasculares e de qualidade do sono. Inicialmente, os dados foram submetidos ao teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov . As variáveis quantitativas contínuas foram analisadas por meio do teste T de Student não pareado. Para análise das variáveis categóricas, foi utilizado o teste qui-quadrado. Um modelo de regressão logística foi realizado. O nível de significância estabelecido foi p<0,05. Os dados foram expressos como média ± desvio padrão e intervalo de confiança. O software R foi utilizado para análise dos dados. O tamanho do efeito foi calculado com a fórmula de Cohen.

Resultados

O grupo pré-hipertensão apresentou aumento da entropia de Shannon e diminuição da variância total. Além disso, no modelo de regressão logística, os adolescentes deste grupo tiveram 1,03 mais chances de ter a entropia de Shannon afetada quando a PAS foi ajustada ao gênero, maturação sexual, tempo escolar, idade, circunferência da cintura e qualidade do sono.

Conclusão

Nossos dados mostram que a modulação autonômica pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento da pressão arterial elevada em adolescentes ao controlar fatores como tempo escolar e qualidade do sono.

Modulação Autonômica Cardíaca é Fator Chave para Pressão Alta em Adolescentes

Comentários

Pular para o conteúdo