einstein (São Paulo). 01/jul/2021;19:eAE5694.

Tradução para a língua portuguesa do artigo original em inglês “ The International Continence Society (ICS) report on the terminology for adult male lower urinary tract and pelvic floor symptoms and dysfunction”

Carlos Arturo Levi D’Ancona ORCID logo , Ricardo Luís Vita Nunes ORCID logo , Alberto Azoubel Antunes ORCID logo , Rogerio de Fraga ORCID logo , Alcides Mosconi Neto ORCID logo , Luis Abranches-Monteiro ORCID logo , Bernard Haylen ORCID logo

DOI: 10.31744/einstein_journal/2021AE5694

RESUMO

Introdução

No desenvolvimento da terminologia do trato urinário inferior, devido à sua crescente complexidade, a terminologia para os sintomas e a disfunção do trato urinário inferior masculino e assoalho pélvico precisa ser atualizada, utilizando abordagem específica masculina e por meio de um relatório de consenso clinicamente embasado.

Métodos

Este relatório combina a contribuição de membros do Standardisation Committee da International Continence Society em um Grupo de Trabalho com especialistas reconhecidos no campo, assistido por muitos julgadores externos. Categorias clínicas centrais apropriadas e uma subclassificação foram desenvolvidas para fornecer uma codificação numérica para cada definição. Um extenso processo de 22 rodadas de revisão interna e externa foi desenvolvido para examinar exaustivamente cada definição, com tomada de decisão por opinião coletiva (consenso).

Resultados

Um relatório de terminologia para os sintomas e a disfunção do trato urinário inferior e do assoalho pélvico foi desenvolvido, abrangendo cerca de 390 definições/descritores separados. É clinicamente embasado nos diagnósticos mais comuns definidos. A clareza e a facilidade de uso foram os principais objetivos para torná-lo interpretável por profissionais e estagiários em todos os diferentes grupos de especialidades envolvidos na disfunção do trato urinário inferior e do assoalho pélvico masculino. Imagens específicas para homens (ultrassonografia, radiologia, tomografia computadorizada e ressonância magnética) foram um adicional importante, enquanto figuras apropriadas foram incluídas para complementar e ajudar a esclarecer o texto.

Conclusões

Um relatório de terminologia com base em consenso para sintomas e disfunção do trato urinário inferior e do assoalho pélvico masculino foi produzido visando ser um auxílio significativo para a prática clínica e um estímulo para a pesquisa.

Tradução para a língua portuguesa do artigo original em inglês “ The International Continence Society (ICS) report on the terminology for adult male lower urinary tract and pelvic floor symptoms and dysfunction”