Capacidade institucional dos serviços de saúde antes, durante e após a implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cláudia Ferreira Melo Rodrigues
Clareci Silva Cardoso
Nayara Ragi Baldoni
Thays Aparecida Leão D’Alessandro
Nayara Dornela Quintino
Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha
Laíse Oliveira Resende
Monica Viegas Andrade

Resumo

Objetivo: Avaliar a capacidade institucional dos serviços de saúde na percepção dos profissionais no contexto da implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas explorando as diferenças entre as unidades básicas de saúde. Métodos: Trata-se de um estudo de painel com avaliação antes (2013), durante (2015) e após (2018) a implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) no sistema de saúde com foco em três condições crônicas: Diabetes Mellitus, Hipertensão e gestantes. Nos três momentos, os profissionais de saúde das unidades da atenção primária e especializada avaliaram a capacidade institucional por meio do instrumento Assessment of Chronic Illness Care (ACIC). Resultados: Após a implantação do MACC observa-se um aumento estatisticamente significativo dos escores do ACIC para todas as dimensões em todas unidades de saúde. Conclusão: Na avaliação dos profissionais foi evidenciado ganho importante na capacidade institucional do município para o cuidado das condições crônicas após intervenção no sistema de saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RodriguesC. F. M., CardosoC. S., BaldoniN. R., D’AlessandroT. A. L., QuintinoN. D., NoronhaK. V. M. de S., ResendeL. O., & AndradeM. V. (2021). Capacidade institucional dos serviços de saúde antes, durante e após a implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(1), e5802. https://doi.org/10.25248/reas.e5802.2021
Seção
Artigos Originais