MÚSICA É IDENTIDADE! ELEMENTOS DE (RE)CONSTRUÇÃO NA ROMARIA AO DIVINO PAI ETERNO

Autores

  • Clóvis Ecco Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • José Reinaldo Felipe Martins Filho Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2017.v8n19.p459-475

Palavras-chave:

Música. Identidade. Liturgia. Romaria ao Divino Pai Eterno.

Resumo

Este artigo discute a relação entre os catolicismos “oficial” e “popular”. Para isso, toma a música como interface articuladora de dimensões como fé e vida, valendo-se do projeto de reconstrução da identidade da Romaria ao Divino Pai Eterno empreendido através da composição de um repertório litúrgico que leva em conta a música popular goiana como fonte primordial de inspiração. Desse modo, as análises que seguem tomam como objeto excertos escolhidos dos manuscritos que integram o caderno Deus vivo e verdadeiro, composto por Wallison Rodrigues, realçando a possibilidade de uma leitura conciliadora entre os polos da liturgia e do devocionalismo. Trata-se de uma discussão paralela à pesquisa que mantemos em curso, cujo horizonte de interesses visa o papel da música como constituinte da identidade dos catolicismos populares em Goiás – com resultados que envolvem não apenas a devoção ao Divino Pai Eterno, realizada no município de Trindade, mas também outros expoentes da religiosidade goiana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clóvis Ecco, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
    Doutor em Ciências da Religião pela PUC Goiás (2013). Professor e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da PUC de Goiás.
  • José Reinaldo Felipe Martins Filho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás

    Doutorando em Ciências da Religião, na linha de pesquisa Cultura e Sistemas Simbólicos, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Filosofia (2014) e em Música (2016), com concentração em musicologia, ambos pela Universidade Federal de Goiás.

Referências

CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Missal Romano. São Paulo: Paulus, 1992.

ECCO, C.; MARTINS FILHO, J.R.F. “Celebrar a vida é viver a fé: sobre o conceito de inculturação no catolicismo pós-conciliar”. In. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP, v. 6, 2016. pp. 505-522.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1989. (Antropologia Social)

HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1977. Gesamtausgabe: Band II. Abteilung: Veröffentlichte schriften 1914-1970. Tradução brasileira, organização, nota prévia, anexos e notas de Fausto Castilho: Ser e Tempo. Campinas, SP: Editora Unicamp; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.

MARTINS FILHO, J.R.F. Música Ritual e Inculturação: um estudo sobre a Folia de Reis de São José do Morumbi, Go. Dissertação de Mestrado defendida junto ao PPG em Música da Universidade Federal de Goiás. [manuscrito], 2016.

MONRABAL, Maria Victoria Triviño. Música, dança e poesia na bíblia. Tradução de José Belisário da Silva. São Paulo: Paulus, 2006. (Liturgia e Música, 4)

RODRIGUES, Wallison da Silva. Deus vivo e verdadeiro. Caderno de partituras [manuscrito], 2016.

SANTOS, Miguel Archângelo Nogueira dos. Trindade de Goiás, uma cidade santuário: conjuntura de um fenômeno religioso no Centro-Oeste brasileiro. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 1976. Dissertação de Mestrado em História [manuscrito].

TREMURA, W. A. A música caipira e o verso sagrado na folia de reis. Disponível em http://www.iaspmal.net/wp-content/uploads/2011/12/WelsonTremura.pdf Acessado em 12 de janeiro de 2015.

VILHENA, Maria Angela. A religiosidade popular à luz do Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulus, 2015. – (Coleção Marco Conciliar)

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

ECCO, Clóvis; MARTINS FILHO, José Reinaldo Felipe. MÚSICA É IDENTIDADE! ELEMENTOS DE (RE)CONSTRUÇÃO NA ROMARIA AO DIVINO PAI ETERNO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 8, n. 19, p. 459–475, 2017. DOI: 10.25247/paralellus.2017.v8n19.p459-475. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1041.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 251

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.