ENVELHECER: uma transformação natural, aos olhos da microscopia

Bismarck Ascar Sauaia, Bruno Bavaresco Gambassi

Resumo


Resumo: O processo de envelhecimento retrata um conjunto de transformações celulares e teciduais, que o organismo deve apresentar de forma progressiva e natural.Objetivo: Reconhecer as modificações microscópicas dos diferentes órgãos no envelhecimento humano, assim como fenômenos condicionados por reações e respostas do organismo à perda da celularidade, entre os quais a diminuição crescente dos processos metabólicos de síntese celular, adsorção de superfícies e catálise química.Método: foram selecionadas, para leitura microscópica, 1500 lâminas permanentes, do acervo do LMF da Faculdade de Medicina da Universidade Ceuma. São Luís, MA, com cortes de diferentes órgãos, todos processados por inclusão em parafina e coloridos com Hematoxilina-eosina. A leitura ocorreu duas vezes por semana, por 180 dias, em microscopia de luz, com o uso de lentes objetivas de 40X e oculares de 20X. Resultados: Foi observada uma perda progressiva de celularidade; afastamento do corpo celular em neurônios de áreas encefálicas; redução das modificações de membranas nas superfícies mucosas; aumento das ocupações intersticiais por conjuntivos de preenchimento e depósitos de gordura; perda protéica em áreas esqueléticas de tendões e ligamentos; fibrose muscular, ateromas, congestão vascular. Conclusões: o envelhecimento é condição natural, assim como as respostas fisiológicas mais lentas e menos duradouras que envolvem os movimentos de órgãos e, até do próprio organismo,com redução do equilíbrio esquelético e comunicação nervosa, flacidez dos conjuntivos de preenchimento.

 

Palavras-chave: Idoso. Envelhecimento. Qualidade de vida.


Texto completo:

PDF

Referências


Glerean, A. & Simões, M. J. Fundamentos de Histologia para Estudantes da Área da Saúde. 1ª ed. São Paulo: Santos Ltda; 2007.

Junqueira, L. C. & Carneiro, J. Histologia Básica – Texto e Atlas. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2012.

Kierszenbaum, A.L. Histologia e Biologia Celular – Uma Introdução à Patologia. 2ª ed. São Paulo: ELSEVIER; 2008.

Leslie, P. Gartner; James, L. Hiatt. Tratado de Histologia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008.

Mariano, V. P. Noções Básicas de Citologia, Histologia, Anatomia e Fisiologia Humana. 1ª ed. São Paulo: Ltr; 2008.

Piezzi, R.S.; Fornés, M.W. Novo Atlas de Histologia Normal de Di Fiore. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008.

Ross, M.H. &Pawlina, W. Histologia. Texto e Atlas, em correlação com a biologia celular molecular. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010.

Sauaia, A. L. P. &Sauaia, B. A.. Súmula de Cortes Histológicos em Tecido Animal: pequeno atlas de histologia. 1ª ed. São Luís: Bellas Artes, UNICEUMA; 2007.

Sobota. Histologia. Atlas Colorido de Citologia, Histologia e Anatomia Microscópica Humana. Envelhecer: uma transformação natural 93 Rev. Investig, Bioméd., São Luís,1:87-93. 2015 Editora e Revisão de UlrichWelsch. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010.

Stevens, A. &Lowe, J. Histologia Humana. 2ª ed. Rio de Janeiro: Manole; 2005.

W Heater’s. Histologia Funcional. Texto e Atlas em Cores. 1ª ed. São Paulo: ELSEVIER; 2007.

Young, B.; Heath, J.W. HistologiaFuncional. Texto e Atlas em Cores. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010.




DOI: https://doi.org/10.24863/rib.v7i1.23

Apontamentos

  • Não há apontamentos.