QUANDO AS PALAVRAS FALHAM: O INCONCEBÍVEL DA IMAGEM PARA VILÉM FLUSSER A PARTIR DO FOTODOCUMENTÁRIO DE JOE HEYDECKER

Autores

  • Diogo Andrade Bornhausen Arquivo Vilém Flusser São Paulo. Fundação Armando Alvares Penteado.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p92-117

Palavras-chave:

Vilém Flusser, Joe Heydecker, Tecnoimagem, Gueto de Varsóvia.

Resumo

O propósito deste estudo é investigar a leitura realizada por Vilém Flusser sobre o fotodocumentário de Joe Heydecker, que retratou em 1941 as condições vividas pelo povo judeu no Gueto de Varsóvia. Para isso, recorre às imagens e aos textos produzidos por Heydecker, às análises produzidas por Flusser sobre este testemunho e a outros textos que produziu no início dos anos 80 para apresentar as especificidades de seu pensamento neste período. Com base nestes textos ainda não publicados, será possível ilustrar como Flusser refletiu sobre o “inconcebível” das tecnoimagens e sobre a possibilidade da fotografia ser meio para uma crítica à imaginação banalizada, o que auxilia a compreender seu pensamento como crítica da barbárie e do fanatismo, observados pelo autor como determinantes para a compreensão da atualidade.

Biografia do Autor

Diogo Andrade Bornhausen, Arquivo Vilém Flusser São Paulo. Fundação Armando Alvares Penteado.

Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Diretor de Pesquisas do Arquivo Vilém Flusser São Paulo, Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (PUC-SP) e do Grupo de Estudos da Complexidade (UFRN) e Professor da Faculdade Armando Álvares Penteado.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Andrade Bornhausen, D. (2021). QUANDO AS PALAVRAS FALHAM: O INCONCEBÍVEL DA IMAGEM PARA VILÉM FLUSSER A PARTIR DO FOTODOCUMENTÁRIO DE JOE HEYDECKER. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 70. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p92-117