Segurança na administração de medicamentos: utilização do software Bizagi® e a aplicação dos pilares do Triple Aim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.01186

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Erros de Medicação, Pediatria, Sistemas de Medicação no Hospital

Resumo

Objetivo: Apresentar a implantação de um processo uniforme e seguro de administração de medicamentos utilizando os pilares do Triple Aim. Método: Pesquisa aplicada de intervenção, com apoio das etapas de modelagem da Gestão por Processos realizada em uma unidade de internação de um hospital pediátrico, envolvendo 23 técnicos de enfermagem e quatro enfermeiras. Resultados: Ocorreram quatro etapas: Descrever “AS IS”, na qual se conheceu a realidade existente representando-a no Bizagi®, software de BPM; Planejar “TO BE”, na qual se desenvolveu o processo para implantação, considerando o case do Triple Aim e o nove certos da administração de medicamentos, representado pelo Bizagi®; Agir “TO DO”, em que se deu a implantação do processo definido através da capacitação em serviço; e Avaliar “Control”, na qual se realizaram grupos focais e entrevistas, verificando as vivências dos profissionais sobre o processo implantado. Conclusões: A implantação das mais recentes atualizações no processo de medicamentos através de ferramentas de gestão, software para modelagem de processo e de iniciativas internacionais contribuiu para a segurança do processo assistencial e para a busca de melhorias contínuas na atuação da equipe de enfermagem.

Biografia do Autor

Roberta de Almeida da Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA), Porto Alegre, RS

Gestora Mestre em Ensino na Saúde UFCSPA, Doutoranda em Administração PUCRS, Diretora Acadêmica na Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento, Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem na Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento, Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação na Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento.

Rita Catalina Caregnato, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA), Porto Alegre, RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2008), Mestre em Enfermagem pela UFRGS (2002), Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (1993), Especialista em Administração Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNISINOS (1983) e Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (1981). Professora Adjunta III da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) participa como professora permanente em dois Programas de Mestrados Profissionais: 1) Ensino na Saúde; e 2) Enfermagem. Atua também como professora e tutora da Residência Multiprofissional em Saúde (REMIS) no Programa de Terapia Intensiva, da UFCSPA/ISCMPA e na Graduação de Enfermagem. Pesquisadora, Membro do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFCSPA, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Práxis de Enfermagem (GEPPEN) e Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância no Ensino das Áreas da Saúde, ambos da UFCSPA. Vice-coordenadora da COREMU UFCSPA/ISCMPA. Atuou como enfermeira assistencial na área hospitalar por 22 anos. Tem experiência nas áreas de Clínico-Cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar (CIH), Centro Cirúrgico (CC), Centro de Materiais e Esterilização (CME), Segurança do paciente e Ensino na saúde. Pesquisa desenvolvidas na área da: enfermagem, educação, centro cirúrgico, segurança do paciente, controle e prevenção de infecção e adulto crítico.

Cecília Dias Flores, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA), Porto Alegre, RS

Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. É professor associado da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática médica, educação médica, objetos de aprendizagem, informática na educação, inteligência artificial e simulação.

Publicado

2019-02-28

Como Citar

da Silva, R. de A., Caregnato, R. C., & Flores, C. D. (2019). Segurança na administração de medicamentos: utilização do software Bizagi® e a aplicação dos pilares do Triple Aim. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 7(1), 60–70. https://doi.org/10.22239/2317-269X.01186

Edição

Seção

Relato de Experiência