Templo clássico Atena/ templo cristão de Maria: realidades psíquicas reveladas

Autores

  • Luciano Coutinho Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.09

Palavras-chave:

Templo clássico, Peristilo, Templo cristão, Realidade e não-realidade

Resumo

Muitos templos clássicos dedicados a Atena foram, nos primeiros séculos da Idade Média, adaptados e transformados em templos cristãos dedicados a Maria. Para tanto, o peristilo do templo clássico é fechado, e o templo perde sua abertura para a realidade externa. O templo pagão adaptado ao cristianismo torna-se essencialmente um espaço de convivência, e os fiéis passam a praticar seus cultos na parte interior do templo. A realidade externa ao templo é condenada a um tipo de não-realidade, e apenas a realidade interna, sustentada pela estética cristã, é fundamentada como única realidade possível para a purificação do fiel. Nesta realidade estética, a amamentação de Maria ao menino Jesus torna-se modelo de nutrição da alma para a preparação do fiel em sua vida no espaço de não-realidade, e também para o merecimento para a eternidade da alma.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Coutinho, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Estudos Clássicos / Filosofia Antiga pela Universidade de Coimbra, UC ”“ Portugal. Mestre em Filosofia Antiga pela Universidade de Brasília, UnB ”“ Brasil. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (com ênfase em Estética e Semiótica) pela Universidade de Brasília, UnB ”“ Brasil. Na altura desta Conferência, era Professor de Filosofia Antiga contratado pelo Departamento de Filosofia na Universidade de Brasília. Atualmente faz Pós-Doutorado na Universidade Federal de Uberlândia, UFU ”“ Brasil.

Downloads

Publicado

23-08-2016

Como Citar

Coutinho, L. (2016). Templo clássico Atena/ templo cristão de Maria: realidades psíquicas reveladas. Paranoá, 9(16). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.09

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.