SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO–OMC: A CRISE ÉTICA MUNDIAL NAS RELAÇÕES ENTRE ESTADOS.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Kiwonghi Bizawu
André de Paiva Toledo
Lívia Cristina Pinheiro Lopes

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a relação existente entre o princípio do desenvolvimento sustentável e atuação da Organização Mundial do Comércio (OMC) através do seu Órgão de Solução de Controvérsias (OSC). O comércio, sendo um aliado importantíssimo do desenvolvimento sustentável, é fator da construção de uma sociedade democrática, justa e pacífica.  Far-se-á uma pesquisa descritiva baseada no método dedutivo no levantamento bibliográfico. Demonstra-se, nesse artigo a preocupação com o meio ambiente, bem como a necessidade de implementação de políticas comerciais mais sustentáveis fazem parte, mesmo que timidamente, da dinâmica de atuação da OMC.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Kiwonghi Bizawu, Escola Superior Dom Hélder

Sacerdote, advogado e Professor de Direito Internacional na Escola Superior Dom Hélder.

André de Paiva Toledo

Doutor em Direito pela Université Panthéon-Assas Paris II - Sorbonne, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Pesquisador visitante no Centro de Direito Ambiental da UICN de Bonn, Alemanha (2004) e no Instituto de Pesquisa em Direito Internacional e Europeu da Sorbonne - IREDIES - de Paris, França (2014)

Lívia Cristina Pinheiro Lopes

Advogada, mestre em Direito Ambeintal e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Helder Câmara e Bacharel em Direito