Acessibilidade / Reportar erro

Utilização de nanopartículas no tratamento de feridas: revisão sistemática

Utilización de nanopartículas en el tratamiento de heridas: revisión sistemática

RESUMO

Objetivo:

Analisar, com base nas evidências científicas, os efeitos dos curativos à base de nanopartículas no processo de cicatrização de feridas em animais e células humanas in vitro.

Método:

Revisão sistemática da literatura realizada nas bases de dados LILACS, PubMed e Science Direct. Os artigos foram selecionados e avaliados quanto ao nível de evidência pela aplicação do STROBE.

Resultados:

A amostra foi composta por 12 artigos. A aplicação dos produtos se deu em feridas cirúrgicas, queimaduras, feridas infectadas e úlceras gengivais em animais de laboratório, além de alguns testes in vitro, demonstrando que os curativos à base de nanopartículas aumentaram a velocidade de cicatrização, possuíam boa capacidade antibacteriana e não eram citotóxicos, dentre outras vantagens.

Conclusão:

Tomando por base os artigos analisados, pode-se afirmar que os curativos contendo nanocompostos são bastante promissores e mostramse como uma ótima opção terapêutica na cicatrização de feridas.

DESCRITORES
Ferimentos e Lesões; Nanopartículas; Cicatrização; Cuidados de Enfermagem; Revisão

RESUMEN

Objetivo:

Analizar, con fundamento en las evidencias científicas, los efectos de los apósitos a base de nanopartículas en el proceso de cicatrización de heridas en animales y células humanas in vitro.

Método:

Revisión sistemática de la literatura realizada en las bases de datos LILACS, PubMed y Science Direct. Los artículos fueron seleccionados y evaluados en cuanto al nivel de evidencia por la aplicación del STROBE.

Resultados:

La muestra estuvo compuesta de 12 artículos. La aplicación de los productos se dio en heridas quirúrgicas, quemaduras, heridas infectadas y úlceras en la encía en animales de laboratorio, además de algunas pruebas in vitro, demostrando que los apósitos a base de nanopartículas aumentaron la velocidad de cicatrización, tenían buena capacidad antibacteriana y no eran citotóxicos, entre otras ventajas.

Conclusión:

Tomando como base los artículos analizados, se puede afirmar que los apósitos conteniendo nanocompuestos son bastante prometedores y se muestran como una excelente opción terapéutica en la cicatrización de heridas.

DESCRIPTORES
Heridas y Lesiones; Nanopartículas; Cicatrización de Heridas; Atención de Enfermería; Revisión

ABSTRACT

Objective:

To analyze the effects of nanoparticle-based dressings on the wound healing process in in vitro animals and human cells based on scientific evidence.

Method:

A systematic review of the literature in LILACS, PubMed and Science Direct databases. The articles were selected and evaluated for the level of evidence by the application of STROBE.

Results:

The sample consisted of 12 articles. The application of the products occurred in surgical wounds, burns, infected wounds and gingival ulcers in laboratory animals, as well as in vitro tests, demonstrating that among other advantages, the nanoparticle-based dressings increased the healing speed, had good antibacterial capacity and were non cytotoxic agents.

Conclusion:

Based on the analyzed articles, it can be affirmed that dressings containing nanocomposites are quite promising and are shown as a great therapeutic option in wound healing.

DESCRIPTORS
Wounds and Injuries; Nanoparticles; Wound Healing; Nursing Care; Review

INTRODUÇÃO

As feridas crônicas, no Brasil, vêm gerando sérios problemas de Saúde Pública, devido ao grande número de pessoas com a integridade da pele prejudicada e a dificuldade de tratamento, onerando os gastos públicos(11. Côrtes SMS. O Tratamento de ferida: um artigo de revisão. Rev Divulg Cien Sena Aires. 2013;2(1):55-64.), além de trazer prejuízo pessoal, social, psicológico e econômico. São, muitas vezes, de difícil tratamento, pois estão associadas a comorbidades como: Diabetes Mellitus, traumatismos raquimedulares, desnutrição, vasculopatias, imunossupressão, doenças autoimunes, desordens psiquiátricas, entre outras. Isso torna o tratamento mais desafiador e requer do enfermeiro mais do que habilidade e conhecimento para tratar feridas(22. Farina Junior JA, Almeida EFC, Garcia FL, Lima RVKS, Marques RR, Cologna MHT. Tratamento multidisciplinar de feridas complexas. Proposta de Criação de “Unidade de Feridas” no Hospital das Clínicas da FMRP-USP [editorial]. Medicina (Ribeirão Preto). 2013;46(4):355-60.), utilizando recursos e tecnologias disponíveis para proporcionar uma assistência mais efetiva e com o maior conforto possível.

Os cuidados e tratamentos de feridas estão inseridos na rotina da assistência de enfermagem e são da responsabilidade do enfermeiro o planejamento e a avaliação dessa assistência, devendo ser feita de forma integral e criteriosa, levando-se em consideração aspectos biopsicossociais dos clientes. Contudo, deve haver, também, uma interação multiprofissional, haja vista a diversidade de variáveis envolvidas no cuidado de feridas e a participação ativa do cliente e sua família para um tratamento efetivo.

Sabe-se que a presença de uma ferida causa desconforto, mudanças de estilo de vida e no bem-estar psicológico dos pacientes, especialmente nos casos em que há comprometimento da autoimagem e negação do estado de saúde(33. Videres ARN, Vasconcelos TC, Oliveira DCL, Pimenta EF, Sampaio TC, Simpson CA. Fatores estressores e estratégias de coping de pacientes hospitalizados em tratamento de feridas. Rev Rene. 2013;14(3):481-92.). Assim, é importante ressaltar que o enfermeiro deve definir o objetivo e traçar um plano de cuidado personalizado para cada cliente, dirigido não apenas à lesão, mas, sim, ao indivíduo como todo, fundamentado no processo de enfermagem.

Atualmente, existe um grande arsenal de produtos para tratamento de feridas, que permite ao enfermeiro escolher qual o ideal para cada situação. Esses produtos vêm sofrendo avanços científicos e tecnológicos ao longo dos anos, tendo uma enorme variedade que promovem a cicatrização, incluindo insumos direcionados à proteção da pele contra lesões; “prevenção de infecções; produtos para higienização e antissepsia; produtos para desbridamento químico, enzimático, autolítico ou mecânico; coberturas primárias (entram em contato direto com o leito da ferida) ou secundárias (servem para fixar as coberturas primárias); produtos para fixação de coberturas e complementos (faixas, ataduras) e agentes tópicos”(44. Mandelbaum SH, Di Santis EP, Mandelbaum MHS. Cicatrização: conceitos atuais e recursos auxiliares. Parte II. An Bras Dermatol. 2003;78(5):525-42.). Os novos produtos visam não apenas acelerar o processo cicatricial, mas, também, reduzir possíveis complicações(44. Mandelbaum SH, Di Santis EP, Mandelbaum MHS. Cicatrização: conceitos atuais e recursos auxiliares. Parte II. An Bras Dermatol. 2003;78(5):525-42.55. Tavares WS, Silva RS. Curativos utilizados no tratamento de queimaduras: uma revisão integrativa. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(4):300-6.).

A nanotecnologia, que já tem sua aplicação potencial reconhecida na engenharia aeroespacial, nanoeletrônica, saúde médica e produtos de consumo, também é resultado desses avanços e está crescendo, rapidamente, com as nanopartículas, que são constituídas por partículas ou aglomerados com distribuição de tamanho que apresenta uma fração considerável de partículas com uma ou mais dimensões no intervalo entre um e 100 nanômetros (nm). Um nm representa um bilionésimo de metro. O controle dessa manipulação, na escala manométrica, busca propriedades e características que não poderiam ser obtidas de outra forma(66. Schulz PA. Nanomateriais e a interface entre nanotecnologia e ambiente. Visa Deb. 2013; 1(4):53-8.).

As nanopartículas vêm sendo produzidas e utilizadas em uma ampla gama de produtos em todo o mundo, incluindo as nanopartículas de prata (AgNP) e outros compostos, como óxido nítrico e quitosana, promissores para o tratamento de feridas(77. Ahamed M, Alsalhi MS, Siddiqui MKJ. Silver nanoparticle applications and human health. Clin Chim Acta. 2010;411(23-24):1841-8.).

A prata sempre foi usada na forma de prata metálica, nitrato de prata, sulfadiazina de prata para o tratamento de feridas, queimaduras e várias infecções bacterianas. A nanotecnologia está ganhando tremendo impulso no século atual, devido à sua capacidade de modular metais, mudando drasticamente as propriedades químicas, físicas e ópticas destes. A prata metálica em forma das nanopartículas, por exemplo, fez um retorno notável como um potente agente antimicrobiano, uma vez que bactérias patogênicas desenvolveram resistência contra vários antibióticos(88. Rai M, Yadav A, Gade A. Silver nanoparticles as a new generation of antimicrobials. Biotechnol Adv. 2009;27(1):76-83.).

O cuidado de feridas tornou-se uma especialidade dentro da enfermagem, sendo um desafio que requer conhecimento específico, habilidade e abordagem holística. Até alguns anos atrás, era uma área com poucos admiradores, atualmente, os enfermeiros estão se identificando gradualmente e organizando uma abordagem sistemática e terapêutica para a pele e cuidados com feridas, alcançando uma autonomia para a profissão nesta área(88. Rai M, Yadav A, Gade A. Silver nanoparticles as a new generation of antimicrobials. Biotechnol Adv. 2009;27(1):76-83.). Sem dúvida, essa é uma atribuição desenvolvida pela Enfermagem em sua prática diária, fazendo do enfermeiro o profissional mais indicado para a prevenção, a avaliação e o tratamento de feridas(99. Ferreira AM, Bogamil DDD, Tormena PC. O enfermeiro e o tratamento de feridas: em busca da autonomia do cuidado. Arq Ciênc Saúde. 2008;15(3):103-5.).

Considerando-se a abrangência da atuação do enfermeiro na prevenção e cuidado às feridas, incluindo a consulta de enfermagem, prescrição de medicamentos/coberturas e solicitação de exames laboratoriais inerentes estabelecidos em programas ou protocolos institucionais, realização de curativos, desbridamento, utilização de escalas para prevenção de feridas e utilização de tecnologias(1010. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN n. 0501, de 9 de dezembro de 2015. Regulamenta a competência da equipe de enfermagem no cuidado às feridas e dá outras providências [Internet]. Brasília: COFEN; 2015 [citado 2016 ago. 14]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-05012015_36999.html
http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-...
), percebeu-se a necessidade de constante atualização frente a toda essa evolução de medicamentos e inovações no tratamento e cuidado de feridas. Apesar disso, em buscas na literatura, identificou-se lacuna do conhecimento na área, surgindo o interesse em pesquisar o que há de produção de artigos sobre o uso de nanopartículas no tratamento de feridas, de que forma está sendo aplicada e os resultados alcançados com sua implementação, que vem prometendo revolucionar o tratamento de feridas. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar, com base nas evidências científicas, o efeito dos curativos à base de nanopartículas no processo de cicatrização de feridas em animais e células humanas in vitro.

MÉTODO

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, um dos muitos recursos metodológicos utilizados para integrar as informações de estudos independentes, realizados separadamente, que trabalham com a mesma base temática, produzindo sínteses concisas sobre uma questão específica, uma vez que identifica, analisa e reúne dados sobre um determinado assunto(1111. Galvão TF, Pereira MG. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol Serv Saúde. 2014;23(1):183-4.1212. Sampaio RF, Mancini MC. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev Bras Fisioter. 2007;11(1):83-9.).

É a partir de uma definição apropriada da questão norteadora, o problema, que se inicia a revisão sistemática. Neste momento, aspectos diretamente relacionados com o objetivo devem ser considerados como participantes, intervenções devem ser avaliadas, e os resultados mensurados(1313. Silva CG, Crossetti MGO. Curativos para tratamentos de feridas operatórias abdominais: uma revisão sistemática. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2012 [citado 2015 jun. 5];33(3):182-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v33n3/24.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v33n3/24....
).

Para isso, utiliza-se do PICO, que se refere a quatro componentes importantes para a formulação de uma questão de pesquisa, onde P = participante, I = intervenção, C = controle e O = desfecho. Sendo necessário, obrigatoriamente, no mínimo, o conhecimento de dois deles, o participante (P) e a intervenção (I)(1414. Richardson WS, Wilson MC, Nishikawa J, Hayward RSA. The well-built clinical question: a key to evidence-based decisions. ACP J Club. 1995;123(3):A12-3.).

A pergunta que norteou a revisão sistemática da literatura neste estudo foi: Qual o efeito da utilização de curativos à base de nanopartículas para a cicatrização de feridas em animais e células humanas in vitro? Dessa forma, tem-se:

Quadro 1
Estratégia PICO – Fortaleza, CE, Brasil, 2015.

A coleta de dados foi realizada no período de junho a agosto de 2015. O procedimento de busca dos estudos foi realizado por dois pesquisadores, de forma independente, utilizando a estratégia de busca avançada no portal de periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, para as buscas nas bases de dados eletrônicas US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) e Science Direct, nas quais foram utilizados os seguintes descritores em língua inglesa: “wound”, “dressing” e “nanoparticle”, selecionados do Medical Subject Headings (MeSH). Para as buscas na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizou-se dos descritores em língua portuguesa: “ferida”, “curativos” e “nanopartículas”, oriundos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Recorreu-se ao operador lógico “AND” para combinação dos descritores utilizados para rastreamento das publicações.

Foram identificadas, inicialmente, 1.234 publicações, com leitura prévia de títulos e resumos, sendo pré-selecionados 45 artigos potencialmente elegíveis para inclusão nesta revisão. Em seguida, identificaram-se os artigos que atenderam aos seguintes critérios de inclusão: (a) os artigos deveriam ser completos; (b) publicação do período de 2010 a 2015, devido à maior produção de estudos sobre o tema nos últimos anos; (c) em português, inglês e espanhol. Optou-se por não incluir artigos de revisão, teses, dissertações e monografias, buscando contemplar maior nível de evidência. Após leitura minuciosa dos artigos na íntegra, foram excluídos os artigos que não atenderam à questão norteadora, sendo selecionados 12 artigos, que fizeram parte da discussão deste trabalho.

A Figura 1 apresenta, resumidamente, como se deu o processo de seleção dos estudos.

Figura 1
Fluxograma do processo de seleção dos estudos incluídos na revisão sistemática – Fortaleza, CE, Brasil, 2015.

Foi utilizado um instrumento para coleta de dados dos artigos, incluindo informações bibliométricas (autor/ano, código, título, base de dados e país), detalhamento metodológico dos estudos (desenho do estudo, população/amostra), intervenção, aplicação e desfecho. Os resultados foram apresentados, resumidamente, na forma descritiva, em três quadros, sendo discutidos e comparados quanto à ação e aos resultados dos produtos e suas contradições.

Os artigos selecionados passaram por uma avaliação do desenho do estudo, pela aplicação do instrumento Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE), uma lista de verificação composta por 22 itens com recomendações sobre o que deve ser incluído em uma descrição mais precisa e completa de estudos observacionais, para indicar o nível de evidência do estudo(1515. Malta M, Cardoso LO, Bastos FI, Magnanini MMF, Silva CMFP. STROBE initiative: guidelines on reporting observational studies. Rev Saúde Pública [Internet]. 2010 [cited 2015 June 10];44(3):559-65. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v44n3/en_21.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rsp/v44n3/en_21...
).

RESULTADOS

Foram selecionados 12 artigos. De acordo com o método empregado, 1.234 potenciais pesquisas foram encontradas a partir da estratégia de busca, sendo que na base de dados PubMed obteve-se a maior parte dos artigos (99,10 %), seguido pela Science Direct (0,72%) e LILACS (0,16%).

Dos 12 estudos resultantes na amostra final, nove (75%) foram encontrados no PubMed, dois (16,66%) na SCIENCE DIRECT e um (8,33%) na LILACS. O Quadro 2 apresenta a síntese dos estudos contendo os principais resultados.

Quadro 2
Síntese dos estudos contendo código, autor/ano, título e principais resultados – Fortaleza, CE, Brasil, 2015.

Os estudos foram realizados nos seguintes países: Brasil, Arábia Saudita, Itália, Índia, Turquia, Coreia do Sul, Japão e Taiwan, tendo contribuído cada um com um estudo, Estados Unidos da América com duas contribuições e China com três contribuições. As pesquisas foram publicadas entre 2010 e 2015. O inglês foi o idioma encontrado em todas as investigações.

Quanto ao desenho de estudo, o ensaio clínico foi prevalente, totalizando 11, sendo um randomizado, já o outro se tratava de um ensaio pré-clínico. Observou-se que, em relação aos produtos utilizados, foram encontrados dez tipos diferentes. Destes, seis curativos eram à base de nanopartículas de prata, sendo dois misturados a outros produtos, e os demais à base de nanopartículas de outros produtos (celulose bacteriana, óxido nítrico, fibrina, ciclosporina A lipídica, cálcio, gentamicina) associados ou não. Dez foram utilizados diretamente no leito da ferida, enquanto os outros dois foram injetados. Dos estudos em questão, sete avaliaram o uso do curativo em feridas cirúrgicas, três em queimadura, um em ferida infectada e um em úlcera gengival. Oito dos 12 artigos fizeram ainda testes in vitro, e a maioria deles trabalhou com células fibroblásticas de humanos (Quadro 3).

Quadro 3
Distribuição dos estudos segundo código, desenho do estudo, população/amostra, intervenção, aplicação e desfecho -Fortaleza, CE, Brasil, 2015.

E quanto ao desfecho, 11 desses artigos avaliaram a velocidade de cicatrização, que mostrou tempo reduzido em todos. Houve, ainda, avaliação em alguns trabalhos quanto à capacidade antibiótica, ao efeito hemostático, ao aumento da taxa de proliferação dos fibroblastos e ao recrutamento dos fatores de angiogênese.

Após a aplicação do STROBE, o qual permitiu uma avaliação completa dos estudos incluindo desde o título, resumo, introdução, detalhamento metodológico, descrição dos resultados e discussão, nenhum dos estudos apresentou concordância com todos os itens da avaliação pelos pesquisadores. Entretanto, todos os artigos que compuseram a amostra final desta revisão sistemática atenderam, pelo menos, a 72% dos itens do checklist, indicando boa qualidade metodológica. Dos artigos, três atenderam a 20 itens, cinco atenderam a 19 itens, um atendeu a 18 itens, dois atenderam a 17 itens e um atendeu a 16 itens (Quadro 4).

Quadro 4
Pontuação do STROBE dos artigos selecionados nesta revisão - Fortaleza, CE, Brasil, 2015.

DISCUSSÃO

Dentre os artigos analisados, seis utilizaram curativos à base de nanopartículas de prata (AgNP). Há muitos anos a prata vem sendo utilizada como curativo por possuir capacidade antimicrobiana. Hoje, os curativos à base de prata são bastante populares, podendo esta se apresentar composta, associada a um sal, ou elementar, na forma de nanopartícula, conferindo esse e outros benefícios.

No estudo A1, a utilização de nanopartículas de prata por via intraperitoneal, aplicadas em ratos com feridas, aumentou a velocidade de cicatrização e resultou em uma melhor aparência estética das feridas(1616. Hendi A. Silver nanoparticles mediate differential responses in some of liver and kidney functions during skin wound healing. J King Saud Univ Sci. 2011;23(1):47-52.). O estudo A2, com aplicação do produto direto no leito da ferida, em uma queimadura em humano, obteve efeito similar na cicatrização. Os resultados desse estudo foram reforçados pelas observações clínicas do Plastic Reconstructive Surgery Division of Padua e mostraram-se coerentes com os dados reportados por outros autores citados nesse estudo, que demonstraram o quanto os curativos à base de AgNP são eficazes na redução do tempo necessário para a reepitelização e da menor exigência de enxerto em comparação com outros tratamentos(1717. Rigo C, Ferroni L, Tocco I, Roman M, Munivrana B, Gardin C, et al. Active silver nanoparticles for wound healing. Int J Mol Sci. 2013;14(3):4817-40.).

Em A3, um ensaio pré-clínico confirmou que as nanofibras de PVA/COS-AgNP aceleraram a velocidade de cicatrização de feridas em relação ao grupo controle (gaze). Durante os primeiros sete dias, as nanofibras de PVA/COSAgNP permitiram melhor cicatrização de feridas. Uma possível causa pode ser a libertação rápida e constante de AgNP e a excelente capacidade antibacteriana de nanofibras de PVA/COS-AgNP(1818. Li C, Fu R, Yu C, Li Z, Guan H, Hu D, et al. Silver nanoparticle/chitosan oligosaccharide/poly (vinyl alcohol) nanofibers as wound dressings: a preclinical study. Int J Nanomedicine. 2013;8(1):4131-45.).

Muitos são os benefícios que as nanopartículas têm mostrado trazer para a cicatrização de ferida. Porém, a citotoxicidade desses produtos é de grande relevância para torná-los apropriados para sua utilização em humanos, passando a ser um dos focos dos estudos envolvendo produtos com nanopartículas.

No estudo A3, foram utilizadas várias concentrações dos produtos em fibroblastos da pele humana e foi identificada viabilidade celular diminuída significativamente quando os fibroblastos foram incubados com concentrações mais elevadas (0,8-1,0 mg/ml) do meio de extração, a partir de nanofibras de PVA/COS-AgNO3, quando comparada com o controle. Apesar disso, nenhuma citotoxicidade significativa foi observada em qualquer concentração com os PVA/COS-puro e com as nanofibras de PVA/COS-AgNP(1818. Li C, Fu R, Yu C, Li Z, Guan H, Hu D, et al. Silver nanoparticle/chitosan oligosaccharide/poly (vinyl alcohol) nanofibers as wound dressings: a preclinical study. Int J Nanomedicine. 2013;8(1):4131-45.).

Contudo, apesar de muitos estudos analisarem a citotoxicidade do produto e garantirem por meio de testes a ausência ou baixa citotoxicidade, é importante destacar que foram feitos in vitro, em condições bem diferentes daquelas encontradas em uma ferida, portanto, deve-se considerar que o efeito observado in vitro pode não corresponder diretamente à situação real. In vivo, muitos fatores podem interferir na ação da prata, como a possível presença de ânions do exsudato, proteínas e biofilmes. Tanto sob um ponto de vista celular quanto bioquímico, clinicamente, a tolerância à citotoxicidade é maior do que a observada nos sistemas in vitro(2828. Ovington L. Silver: fact or fiction? Utilizing the antibacterial mechanisms of silver in wound care. Ostomy Wound Managent. 2004;50(9a Suppl):S1-10.).

Além disso, o estudo A3 indicou a aceitabilidade de nanofibras PVA/COS-AgNP para administração transdérmica de drogas e importante atividade antibacteriana, inibindo significativamente o crescimento de bactérias de Escherichia coli e Staphylococcus aureus(1818. Li C, Fu R, Yu C, Li Z, Guan H, Hu D, et al. Silver nanoparticle/chitosan oligosaccharide/poly (vinyl alcohol) nanofibers as wound dressings: a preclinical study. Int J Nanomedicine. 2013;8(1):4131-45.).

Dentre alguns fatores que interferem na cicatrização, há a infecção, que retarda ou impede que a cicatrização aconteça. Por isso, é necessária a existência de curativos à base de materiais que garantam a ação antibacteriana e testes que comprovem sua eficácia. Em grandes queimados, o metabolismo apresenta-se alterado devido à reação inflamatória sistêmica, podendo cursar em infecção da área queimada, o que compromete a cicatrização. A aplicação de pensos de nanopartículas de prata tem promovido um ambiente próprio para a reepitelização, mostrando-se eficaz na prevenção e no tratamento de áreas contaminadas(2929. Campos DLP, Fragadolli LV, Gimenes GA, Ruiz RO, Orgaes FS, Gonella HA. Uso de curativo com prata nanocristalina sobre enxerto em malha em queimaduras colonizadas por cepas multirresistentes. Rev Bras Cir Plast. 2009;24(4):471-8.).

Alguns trabalhos trazem resultados que reforçam essa ação antibacteriana de curativos contendo nanopartículas de prata. Em A4, a utilização de cobertura de celulose bacteriana contendo nanopartículas de prata (BC-SSD) demonstrou excelentes resultados contra Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli, além de alta eficácia de BC-SSD em suspensão na cicatrização de queimadura de espessura parcial(1919. Wen X, Zheng Y, Wu J, Yue L, Wang C, Luan J, et al. In vitro and in vivo investigation of bacterial celulose dressing containing uniform silver sulfadiazine nano particles for burn wound healing. Progressin Natural Science: Materials International [Internet] 2015 [cited 2015 Jun 10]. 25(3): 197-203. Available from: doi.org/10.1016/j.pnsc.2015.05.004.
doi.org/10.1016/j.pnsc.2015.05.004...
).

Em A5, pesquisadores realizaram testes com curativos oclusivos impregnados de prata iônica (PI) e prata nanocristalina (PN), em ratos, e reforçaram os resultados dos artigos aqui discutidos, considerando que houve melhor contração das feridas nos grupos PN e PI quando comparados ao grupo AD, além da presença de macrófagos, observados já na primeira semana nos grupos PN e PI. Os macrófagos são importantes no processo de cicatrização, pois eles secretam as proteases, liberam substâncias vasoativas e fatores de crescimento que controlam a proliferação celular. Foi comprovada ainda a eficácia do uso de pensos com prata em feridas não infectadas, mostrando que houve uma melhora na cura em grupos PI e PN, em comparação com o grupo de controle (AD), contrariando os resultados de outro autor citado em seus estudos(2020. Prestes MA, Ribas CAPM, Ribas Filho JM, Moreira LB, Boldt ABW, Brustolin EV, et al. Wound healing using ionic silver dressing and nonocrystalline silver dressing in rats. Acta Cir Bras. 2012;27(11):761-7.).

Na pesquisa A6, o uso de plaquetas de silicato em nanoescala contendo nanopartículas de prata (AgNP/NSP) apoiou as evidências apresentadas, indicando resultados favoráveis, como redução da área da ferida, menor citotoxicidade, baixa genotoxicidade e melhor efeito terapêutico no controle da infecção, mostrando-se um ótimo cicatrizante de feridas(2121. Chu CY, Peng FC, Chiu YF, Lee HC, Chen CW, Wei JC, et al. Nanohybrids of silver particles immobilized on silicate platelet for infected wound healing. PLoS One [Internet]. 2012;7(6):e38360. DOI: 10.1371/journal.pone.0038360.
https://doi.org/10.1371/journal.pone.003...
).

Os artigos encontrados por esta revisão sistemática não se restringiram à pesquisa de produtos à base de nanopartículas de prata. Com a utilização dessa nanotecnologia, outros produtos também estão sendo estudados em escala nanométrica para o desenvolvimento de novas coberturas, mostrando-se promissores, como exposto a seguir.

Em A7, a utilização de Ciclosporina A em gel carregadas com nanopartículas lipídicas sólidas (NLS/CsA-carregado) favoreceu a redução da área da ferida oral em comparação com o grupo de controle e aumentou a taxa de reparação da mucosa significativamente(2222. Karavana SY, Gökçe EH, Rençber S, Özbal S, Pekçetin C, Güneri P, et al. A new approach to the treatment of recurrent aphthous stomatitis with bioadhesive gels containing cyclosporine A solid lipid nanoparticles: in vivo/in vitro examinations. Int J Nanomedicine. 2012;7:5693-704.).

O aumento da velocidade de cicatrização, também, foi analisado por A8, no qual foi utilizado um curativo de nanopartículas de óxido nítrico (NO-NP). Ao aplicar este produto in vitro em fibroblasto humano e in vivo em ratas, foram observados aumento da deposição de colágeno durante a cicatrização de feridas, rápida progressão no fechamento da ferida e melhores taxas de angiogênese(2323. Han G, Nquyen LN, Mancherla C, Chi Y, Friedman JM, Nosanchuk JD, et al. Nitric oxide–releasing nanoparticles accelerate wound healing by promoting fibroblast migration and collagen deposition. Am J Pathol. 2012;180(4):1465-73.).

Juntos, os dados sugerem que o NO-NP aumenta a cicatrização da ferida, facilitando a migração celular e a deposição de colágeno. Dessa forma, o Óxido Nítrico associado à nanopartículas vem se mostrando um importante produto para a cicatrização de feridas em vários aspectos. Conforme observado no estudo A8, ele aumenta a velocidade de cicatrização e o recrutamento de fatores angiogênicos(2323. Han G, Nquyen LN, Mancherla C, Chi Y, Friedman JM, Nosanchuk JD, et al. Nitric oxide–releasing nanoparticles accelerate wound healing by promoting fibroblast migration and collagen deposition. Am J Pathol. 2012;180(4):1465-73.).

Em outro estudo, A9, foram avaliados os benefícios quanto à aceleração da epitelização e da sua capacidade bactericida. As análises foram realizadas in vivo, com ratos, e in vitro, com fibroblasto de mamífero, utilizando Óxido Nítrico – Poli (Ácido Láctico-Co-Glicólico) (PLGA) Polyethylamine (PEI) NPs (Nanopartículas) (NO/PPNPs), sendo comprovada a ação bactericida do NO/PPNPs contra Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) e Pseudomonas aeruginosa(2424. Nurhasni H, Cao J, Choi M, Kim I, Lee BL, Jung Y, et al. Nitric oxide-releasing poly(lactic-co-glycolic-acid)-polyethylenimine nanoparticles for prolonged nitric oxide release, antibacterial efficacy, and “in vivo” wound healing activity. Int J Nanomedicine. 2015;10:3065-80.), conforme destacado em demais estudos com uso de nanopartículas(1919. Wen X, Zheng Y, Wu J, Yue L, Wang C, Luan J, et al. In vitro and in vivo investigation of bacterial celulose dressing containing uniform silver sulfadiazine nano particles for burn wound healing. Progressin Natural Science: Materials International [Internet] 2015 [cited 2015 Jun 10]. 25(3): 197-203. Available from: doi.org/10.1016/j.pnsc.2015.05.004.
doi.org/10.1016/j.pnsc.2015.05.004...
,2121. Chu CY, Peng FC, Chiu YF, Lee HC, Chen CW, Wei JC, et al. Nanohybrids of silver particles immobilized on silicate platelet for infected wound healing. PLoS One [Internet]. 2012;7(6):e38360. DOI: 10.1371/journal.pone.0038360.
https://doi.org/10.1371/journal.pone.003...
).

O grupo controle apresentou edema, ulceração e abundância de células inflamatórias mononucleares com profundo infiltrado inflamatório, enquanto o grupo tratado com NO/PPNP apresentou aumento do número de fibroblastos-like e diminuição das células inflamatórias mononucleares com estruturas da pele cicatrizadas semelhantes à epiderme saudável. Assim, esse estudo comprovou que o NO/PPNPs acelera a cicatrização e a epitelização em ferida infectada por MRSA. Portanto, a cura da ferida, observada com esse produto, pode ser atribuída tanto ao efeito bactericida quanto ao favorecimento da cicatrização de feridas pelo NO(2424. Nurhasni H, Cao J, Choi M, Kim I, Lee BL, Jung Y, et al. Nitric oxide-releasing poly(lactic-co-glycolic-acid)-polyethylenimine nanoparticles for prolonged nitric oxide release, antibacterial efficacy, and “in vivo” wound healing activity. Int J Nanomedicine. 2015;10:3065-80.).

Outros autores também se interessaram por estudar a ação bactericida, conforme estudo A10, o qual analisou produtos como filme de quitosana/glucomannan konjac (GNP-CS/KGM), incorporado com nanopartículas de gentamicina poli (dex-GMA/AAC), e identificou boa capacidade antibiótica, além de efeito hemostático, encurtando o tempo de hemorragia e reduzindo, significativamente, o volume em relação ao grupo controle(2525. Fan L, Cheng C, Qiao Y, Li F, Li W, Wu H, et al. GNPs-CS/KGM as hemostatic first aid wound dressing with antibiotic effect: in vitro and in vivo study. PLoS One. 2013;8(7): e66890. DOI: 10.1371/journal.pone.0066890.
https://doi.org/10.1371/journal.pone.006...
).

A11 avaliou o efeito de nanopartículas de cálcio (CNP), na cicatrização de feridas, em ratos, pelo uso tópico e intravascular. Na análise in vitro, dessas nanopartículas, observou-se um aumento da absorção de cálcio pelos fibroblastos e elevação da taxa de proliferação de fibroblastos(2626. Kawai K, Larson BJ, Ishise H, Carre AL, Nishimoto S, Longaker M, et al. Calcium-based nanoparticles accelerate skin wound healing. PLoS One. 2011;6(11):e27106. DOI: 10.1371/journal.pone.0027106.
https://doi.org/10.1371/journal.pone.002...
).

Por fim, os resultados do estudo A12, realizado mediante uso de nanopartículas de fibrina misturada a hidrogel de quito-sana (CFBs), por meio de testes in vivo e in vitro, reforçaram as evidências da contribuição da utilização de produtos à base na nanopartículas para acelerar o processo de coagulação sanguínea, promoção da ativação plaquetária e cicatrização da ferida(2727. Kumar SPT, Rai NM, Praveen G, Chennazhi KP, Nair SV, Jayakumar R. In vitro and in vivo evaluation of microporous chitosan hydrogel/nanofibrin composite bandage for skin tissue regeneration. Tissue Eng Part A. 2013;19(3-4):380-92. DOI: 10.1089/ten.TEA.2012.0376
https://doi.org/10.1089/ten.TEA.2012.037...
).

A vantagem de usar fibrina em nanoformulação é devido à matriz biomimética ideal, na qual as porções ativas de fibrina estão prontas para a ativação de plaquetas, induzindo, assim, um rápido processo de cicatrização(2727. Kumar SPT, Rai NM, Praveen G, Chennazhi KP, Nair SV, Jayakumar R. In vitro and in vivo evaluation of microporous chitosan hydrogel/nanofibrin composite bandage for skin tissue regeneration. Tissue Eng Part A. 2013;19(3-4):380-92. DOI: 10.1089/ten.TEA.2012.0376
https://doi.org/10.1089/ten.TEA.2012.037...
).

Ao final desta discussão, os resultados dos estudos sugerem evidências de que coberturas à base de nanopartículas mostram-se eficazes e benéficas.

O enfermeiro, como profissional de saúde mais envolvido nos cuidados ao paciente portador de ferida, deve sempre estar atualizado sobre novas tecnologias disponíveis para o tratamento de feridas, buscando soluções de coberturas que garantam a melhor recuperação das lesões e prevenções de complicações, proporcionando maior conforto e qualidade de vida para o paciente, além de participar das decisões institucionais para aquisição e indicação de produtos, considerando a sua eficácia e a segurança do paciente.

Destaca-se que, em geral, os estudos incluídos nesta revisão são incipientes, considerando-se que a maioria restringe-se a fases experimentais da pesquisa, pois, na busca em bases de dados utilizadas para esta Revisão Sistemática, dificilmente se encontrou aplicação em seres humanos. Necessita-se, assim, de novos estudos na prática clínica para validação e disponibilização de produtos envolvendo nanopartículas, o que limita a generalização dos resultados.

Como limitações desta revisão sistemática, foram consideradas as restrições do período de publicação dos estudos e das bases de dados utilizadas na estratégia de busca utilizada.

CONCLUSÃO

Tomando por base os artigos analisados, pode-se afirmar que os curativos contendo nanocompostos são bastante promissores e mostram-se uma ótima opção terapêutica na cicatrização de feridas. Maior velocidade de cicatrização, redução da ferida por contração, efeito hemostático, ação bactericida, baixa citotoxicidade, dentre outros, foram os resultados alcançados e/ou confirmados nos estudos.

Apesar de ter sido demonstrado, nesta revisão sistemática, que os produtos à base de nanopartículas apresentam vantagens relevantes no tratamento de feridas, foi evidenciada lacuna de pesquisas com seres humanos, apontando para indicação de novos estudos para a aplicação na prática clínica com segurança.

REFERÊNCIAS

  • 1
    Côrtes SMS. O Tratamento de ferida: um artigo de revisão. Rev Divulg Cien Sena Aires. 2013;2(1):55-64.
  • 2
    Farina Junior JA, Almeida EFC, Garcia FL, Lima RVKS, Marques RR, Cologna MHT. Tratamento multidisciplinar de feridas complexas. Proposta de Criação de “Unidade de Feridas” no Hospital das Clínicas da FMRP-USP [editorial]. Medicina (Ribeirão Preto). 2013;46(4):355-60.
  • 3
    Videres ARN, Vasconcelos TC, Oliveira DCL, Pimenta EF, Sampaio TC, Simpson CA. Fatores estressores e estratégias de coping de pacientes hospitalizados em tratamento de feridas. Rev Rene. 2013;14(3):481-92.
  • 4
    Mandelbaum SH, Di Santis EP, Mandelbaum MHS. Cicatrização: conceitos atuais e recursos auxiliares. Parte II. An Bras Dermatol. 2003;78(5):525-42.
  • 5
    Tavares WS, Silva RS. Curativos utilizados no tratamento de queimaduras: uma revisão integrativa. Rev Bras Queimaduras. 2015;14(4):300-6.
  • 6
    Schulz PA. Nanomateriais e a interface entre nanotecnologia e ambiente. Visa Deb. 2013; 1(4):53-8.
  • 7
    Ahamed M, Alsalhi MS, Siddiqui MKJ. Silver nanoparticle applications and human health. Clin Chim Acta. 2010;411(23-24):1841-8.
  • 8
    Rai M, Yadav A, Gade A. Silver nanoparticles as a new generation of antimicrobials. Biotechnol Adv. 2009;27(1):76-83.
  • 9
    Ferreira AM, Bogamil DDD, Tormena PC. O enfermeiro e o tratamento de feridas: em busca da autonomia do cuidado. Arq Ciênc Saúde. 2008;15(3):103-5.
  • 10
    Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN n. 0501, de 9 de dezembro de 2015. Regulamenta a competência da equipe de enfermagem no cuidado às feridas e dá outras providências [Internet]. Brasília: COFEN; 2015 [citado 2016 ago. 14]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-05012015_36999.html
    » http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-05012015_36999.html
  • 11
    Galvão TF, Pereira MG. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol Serv Saúde. 2014;23(1):183-4.
  • 12
    Sampaio RF, Mancini MC. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev Bras Fisioter. 2007;11(1):83-9.
  • 13
    Silva CG, Crossetti MGO. Curativos para tratamentos de feridas operatórias abdominais: uma revisão sistemática. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2012 [citado 2015 jun. 5];33(3):182-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v33n3/24.pdf
    » http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v33n3/24.pdf
  • 14
    Richardson WS, Wilson MC, Nishikawa J, Hayward RSA. The well-built clinical question: a key to evidence-based decisions. ACP J Club. 1995;123(3):A12-3.
  • 15
    Malta M, Cardoso LO, Bastos FI, Magnanini MMF, Silva CMFP. STROBE initiative: guidelines on reporting observational studies. Rev Saúde Pública [Internet]. 2010 [cited 2015 June 10];44(3):559-65. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v44n3/en_21.pdf
    » http://www.scielo.br/pdf/rsp/v44n3/en_21.pdf
  • 16
    Hendi A. Silver nanoparticles mediate differential responses in some of liver and kidney functions during skin wound healing. J King Saud Univ Sci. 2011;23(1):47-52.
  • 17
    Rigo C, Ferroni L, Tocco I, Roman M, Munivrana B, Gardin C, et al. Active silver nanoparticles for wound healing. Int J Mol Sci. 2013;14(3):4817-40.
  • 18
    Li C, Fu R, Yu C, Li Z, Guan H, Hu D, et al. Silver nanoparticle/chitosan oligosaccharide/poly (vinyl alcohol) nanofibers as wound dressings: a preclinical study. Int J Nanomedicine. 2013;8(1):4131-45.
  • 19
    Wen X, Zheng Y, Wu J, Yue L, Wang C, Luan J, et al. In vitro and in vivo investigation of bacterial celulose dressing containing uniform silver sulfadiazine nano particles for burn wound healing. Progressin Natural Science: Materials International [Internet] 2015 [cited 2015 Jun 10]. 25(3): 197-203. Available from: doi.org/10.1016/j.pnsc.2015.05.004.
    » doi.org/10.1016/j.pnsc.2015.05.004
  • 20
    Prestes MA, Ribas CAPM, Ribas Filho JM, Moreira LB, Boldt ABW, Brustolin EV, et al. Wound healing using ionic silver dressing and nonocrystalline silver dressing in rats. Acta Cir Bras. 2012;27(11):761-7.
  • 21
    Chu CY, Peng FC, Chiu YF, Lee HC, Chen CW, Wei JC, et al. Nanohybrids of silver particles immobilized on silicate platelet for infected wound healing. PLoS One [Internet]. 2012;7(6):e38360. DOI: 10.1371/journal.pone.0038360.
    » https://doi.org/10.1371/journal.pone.0038360
  • 22
    Karavana SY, Gökçe EH, Rençber S, Özbal S, Pekçetin C, Güneri P, et al. A new approach to the treatment of recurrent aphthous stomatitis with bioadhesive gels containing cyclosporine A solid lipid nanoparticles: in vivo/in vitro examinations. Int J Nanomedicine. 2012;7:5693-704.
  • 23
    Han G, Nquyen LN, Mancherla C, Chi Y, Friedman JM, Nosanchuk JD, et al. Nitric oxide–releasing nanoparticles accelerate wound healing by promoting fibroblast migration and collagen deposition. Am J Pathol. 2012;180(4):1465-73.
  • 24
    Nurhasni H, Cao J, Choi M, Kim I, Lee BL, Jung Y, et al. Nitric oxide-releasing poly(lactic-co-glycolic-acid)-polyethylenimine nanoparticles for prolonged nitric oxide release, antibacterial efficacy, and “in vivo” wound healing activity. Int J Nanomedicine. 2015;10:3065-80.
  • 25
    Fan L, Cheng C, Qiao Y, Li F, Li W, Wu H, et al. GNPs-CS/KGM as hemostatic first aid wound dressing with antibiotic effect: in vitro and in vivo study. PLoS One. 2013;8(7): e66890. DOI: 10.1371/journal.pone.0066890.
    » https://doi.org/10.1371/journal.pone.0066890
  • 26
    Kawai K, Larson BJ, Ishise H, Carre AL, Nishimoto S, Longaker M, et al. Calcium-based nanoparticles accelerate skin wound healing. PLoS One. 2011;6(11):e27106. DOI: 10.1371/journal.pone.0027106.
    » https://doi.org/10.1371/journal.pone.0027106
  • 27
    Kumar SPT, Rai NM, Praveen G, Chennazhi KP, Nair SV, Jayakumar R. In vitro and in vivo evaluation of microporous chitosan hydrogel/nanofibrin composite bandage for skin tissue regeneration. Tissue Eng Part A. 2013;19(3-4):380-92. DOI: 10.1089/ten.TEA.2012.0376
    » https://doi.org/10.1089/ten.TEA.2012.0376
  • 28
    Ovington L. Silver: fact or fiction? Utilizing the antibacterial mechanisms of silver in wound care. Ostomy Wound Managent. 2004;50(9a Suppl):S1-10.
  • 29
    Campos DLP, Fragadolli LV, Gimenes GA, Ruiz RO, Orgaes FS, Gonella HA. Uso de curativo com prata nanocristalina sobre enxerto em malha em queimaduras colonizadas por cepas multirresistentes. Rev Bras Cir Plast. 2009;24(4):471-8.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2017

Histórico

  • Recebido
    14 Nov 2016
  • Aceito
    20 Jul 2017
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br