IDENTIDADES DE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ENFRENTAMENTO À LGBTFOBIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54781

Palavras-chave:

LGBTfobia na escola, ensino/aprendizagem de língua inglesa, reformulação curricular para o enfrentamento da LGBTfobia

Resumo

O artigo reflete sobre as aulas de língua inglesa como espaço de questionamento das práticas de preconceitos, discriminações e violências contra a diversidade identitária de gênero e sexualidade no contexto escolar. Objetivando analisar como as/os estudantes podem aprender e socializar a língua inglesa, e ao mesmo tempo desconstruir preconceitos e violências contra a diversidade de gênero e sexual, consideramos as seguintes hipóteses de trabalho: como a língua inglesa e o seu ensino, notadamente no contexto escolar, podem ser utilizados no enfrentamento a práticas discriminatórias e abusivas contra as populações LGBTQIA+? Que tipos de atividades podem se inserir nas aulas de inglês, a fim de oportunizar a desconstrução dessas práticas de abusos, discriminações e violências?

Biografia do Autor

Francisco Victor Macêdo Pereira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/UNILAB - Ceará, Brasil.

Professor de Filosofia do Instituto de Humanidades/IH e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades/POSIH da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/UNILAB - Ceará, Brasil. Ex-Professor de Inglês da Associação dos Professores do Ensino Superior do Estado do Ceará, APESC - Ceará, Brasil

José Henrique de Almeida Cavalcante, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Bacharel em Humanidades e Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB - Ceará, Brasil.  Atualmente é Professor de Inglês da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Palmácia- Ceará. Realiza pesquisas sobre o Ensino de Língua Inglesa; Formação de Professores; Gênero, sexualidades e Educação.

Referências

BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo, fatos e mitos. Tradução de Sérgio Milliet. Difusão Europeia do livro, 1970.

BENEVIDES, B.; SIMPSON, K. Mapa dos assassinatos de travestis e transexuais no Brasil em 2017. Associação Nacional de Travestis e Transexuais–ANTRA, jan, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2020.

BUTLER, J. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

FBE. I. (03 de nov. de 2013). 01 vídeo (15’58’’). Kids react to gay marriage. Acesso em 15 de set. 2020. Publicado pelo canal Kids react. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8TJxnYgP6D8&t=649s.

FURLANI, J. Encarar o Desafio da Educação Sexual na Escola. Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento da Diversidade. Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual. Curitiba: SEED- PR, 2013, p. 37-48.

LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação. Uma perspectiva Pós-Estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

______. Pedagogias da Sexualidade. In: LOURO, G. L. O corpo educado, pedagogias da sexualidade. 2. Ed.. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000, p. 07-26.

______. Currículo, Gênero e Sexualidade: o “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, G. L; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um Debate Contemporâneo na Educação. 9. Ed.. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MOITA LOPES, L. P. da. Identidades Fragmentadas: a Construção Discursiva de Raça, Gênero e Sexualidade em Sala de Aula. Campinas. S.P: Mercado das Letras, 2002.

______. Socioconstrucionismo: Discurso e Identidade Social. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Discursos de Identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

______. Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística INdiciplinar. Parábola Editorial, 2006, p. 85-107.

______. Linguagem e escola na construção de quem somos. In: FERREIRA, A. de J. (Org.). Identidades sociais de raça, etnia e sexualidade - práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. Campinas, SP. Pontes editores, 2012.

OLIVEIRA, J. M. D. Mortes violentas de LGBT+ no Brasil – 2019: Relatório do Grupo Gay da Bahia. 1ª ed. Salvador: Editora Grupo Gay da Bahia, 2020, p. 16.

PENNYCOOK, A. Uma Linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.) Por uma Línguística Aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 67-83.

PINTO, J. P. Gênero e suas Articulações para Igualdade e Pluralidade na Educação Linguística. In: FERREIRA, A. de J.; JOVINO, I. da S.; SALEH, Pascoalina B. de O. (Orgs.) Um Olhar Interdisciplinar Acerca de Identidades Sociais de Raça, Gênero e Sexualidade. Campinas, SP: Pontes editores, 2014, p. 103-122.

TEIXEIRA-FILHO, F. S.; RONDINI, C. A. Ideações e tentativas de suicídio em adolescentes com práticas sexuais hetero e homoeróticas. Saúde e Sociedade, v. 21, p. 651-667, 2012.

Downloads

Publicado

12-03-2021

Como Citar

PEREIRA, Francisco Victor Macêdo; CAVALCANTE, José Henrique de Almeida. IDENTIDADES DE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ENFRENTAMENTO À LGBTFOBIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 293–314, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54781. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54781. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA