O papel dos consultores como intermediários no processo de construção do conhecimento. Uma análise à luz do campo de pesquisa da estratégia como prática

Conteúdo do artigo principal

Renato Lopes da Costa
Nelson José dos Santos António

Resumo

Embora a literatura existente apelide o setor de consultoria de gestão como um setor extraordinário e um fenómeno único no contexto empresarial, na verdade, estas afirmações não vêm acompanhadas por um número de estudos académicos que realcem a importância do trabalho efetivo dos consultores de gestão. Para combater a falta de estudos nesta área emergente, este artigo visa construir um modelo que permita combinar, numa mesma estrutura, os papéis dos consultores de gestão, as variáveis a equacionar em cada um destes papéis e o tipo de consultoria implícita em cada uma destas análises. Os resultados da análise empírica sob a forma de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a consultores de gestão e gestores de PME em Portugal demonstram que os papéis dos consultores não podem ser apenas definidos nas variáveis visibilidade organizacional e estatuto do consultor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, R. L. da; ANTÓNIO, N. J. dos S. O papel dos consultores como intermediários no processo de construção do conhecimento. Uma análise à luz do campo de pesquisa da estratégia como prática. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 4–23, 2019. DOI: 10.12660/rgplp.v17n2.2018.78222. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rgplp/article/view/78222. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos