Análise do programa nacional de alimentação escolar no município de Viçosa, MG, Brasil

Autores

  • Naruna Pereira Rocha Universidade Federal de Viçosa. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição
  • Mariana De Santis Filgueiras Universidade Federal de Viçosa. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição
  • Fernanda Martins de Albuquerque Universidade Federal de Viçosa. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição
  • Luana Cupertino Milagres Universidade Federal de Viçosa. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição
  • Ana Paula Pereira Castro Universidade Federal de Viçosa. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição
  • Mariane Alves Silva Universidade Federal de Viçosa. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição
  • Glauce Dias da Costa Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Nutrição e Saúde
  • Silvia Eloiza Priore Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Nutrição e Saúde
  • Juliana Farias de Novaes Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Nutrição e Saúde

DOI:

https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2018052007090

Palavras-chave:

Criança. Alimentação Escolar. Educação Alimentar e Nutricional. Segurança Alimentar e Nutricional. Política Nutricional.

Resumo

OBJETIVO: Analisar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar como política de segurança alimentar e nutricional em escolas públicas. MÉTODOS: Estudo transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado com 268 escolares de oito a nove anos da rede pública de ensino em Viçosa, MG, em 2015. Foram realizadas entrevistas por meio de questionários semiestruturados com as crianças, os pais, merendeiras, nutricionistas, extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e presidente do Conselho de Alimentação Escolar. Para analisar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Viçosa, foi avaliada a pesagem direta dos alimentos servidos nas escolas, utilizandose balanças mecânicas com capacidade de até 10 kg, e a percepção dos atores sociais envolvidos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. As crianças foram questionadas sobre a aceitação e adesão da alimentação ofertada, além do hábito de levar lanches de casa. Os pais relataram o conhecimento sobre o Programa e o Conselho de Alimentação Escolar. A análise qualitativa foi constituída pela análise de conteúdo e a quantitativa pelo Teste do Quiquadrado, Exato de Fisher e Mann-Whitney. Adotou-se significância estatística de 5% para a análise quantitativa. RESULTADOS: As crianças relataram baixa adesão à alimentação escolar e a maior parte costumava levar lanche de casa. Foram identificadas irregularidades na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, como: inadequação do número de nutricionistas, suspensão das reuniões do Conselho, inadequação da infraestrutura nas áreas de preparo e de distribuição das refeições, falta de capacitação das merendeiras, não adequação nutricional da alimentação ofertada e ausência de ações de educação alimentar e nutricional. O Programa atendeu as recomendações de compra dos alimentos provenientes da agricultura familiar. CONCLUSÕES: O Programa Nacional de Alimentação Escolar apresentou muitas irregularidades em Viçosa. É importante o monitoramento dos problemas identificados para melhor reformulação e planejamento do Programa, visando à garantia da segurança alimentar e nutricional das crianças atendidas.

Publicado

2018-02-26

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Rocha, N. P., Filgueiras, M. D. S., Albuquerque, F. M. de, Milagres, L. C., Castro, A. P. P., Silva, M. A., Costa, G. D. da, Priore, S. E., & Novaes, J. F. de. (2018). Análise do programa nacional de alimentação escolar no município de Viçosa, MG, Brasil. Revista De Saúde Pública, 52, 16. https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2018052007090