Trabalhadoras domésticas

trajetórias, vivências e vida cotidiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p87-101

Palavras-chave:

Trabalho doméstico, Cotidiano, Emoção, Trajetórias, Vivências

Resumo

Em um contexto de mudanças na legislação, com ampliação de direitos no trabalho doméstico, foi desenvolvida uma pesquisa para investigar as práticas e os sentidos produzidos no cotidiano de trabalhadoras domésticas. A pesquisa foi realizada em duas regiões metropolitanas brasileiras: Grande Florianópolis e Baixada Fluminense. A partir dos chamados métodos biográficos, foram entrevistadas 27 trabalhadoras domésticas, mensalistas e diaristas, tendo como instrumentos complementares fotografias e agenda colorida. A análise resultou na identificação de três núcleos de significação: 1) trajetórias educacionais e laborais, 2) vivências no trabalho e 3) gestão da vida cotidiana e trabalho. As trajetórias revelam entrada precoce na vida laboral e baixa escolaridade como fatores que contribuíram para que exercessem o trabalho doméstico remunerado. As vivências foram permeadas por ambiguidades afetivas nas relações com contratantes e familiares, particularmente para as mensalistas. A gestão do cotidiano revela peculiaridades do trabalho de diaristas e mensalistas e capacidade de negociação com uso de astúcias e saberes tácitos. A análise evidencia a articulação entre ambiguidades afetivas e demandas imperativas num cotidiano de trabalho intenso, íntimo e com traços de herança escravagista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Chalfin Coutinho, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina na graduação e na Pós-Graduação em Psicologia. Coordena o Núcleo de Estudos Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS) da UFSC. Coordenou o GT "Trabalho e processos organizativos na contemporaneidade" da ANPEPP. Realizou estudos pós-doutorais junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da USP (2010/2011). Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq.

  • Geruza Tavares D'´Avila, Universidade Federal do Rio Grande

    Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS).

  • Tielly Rosado Maders, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) na Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Políticas Públicas para a América Latina (FLACSO). Psicóloga pela UFN.

  • Marcelo Morais, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-09-12

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Trabalhadoras domésticas: trajetórias, vivências e vida cotidiana. (2018). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 21(1), 87-101. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i1p87-101