Prevalência, ocorrência e variáveis psicológicas associadas ao transtorno dismórfico corporal: uma revisão de escopo

Autores

  • Júlia Nunes Cardoso Universidade Federal de Sergipe
  • Daiane Nunes Universidade Federal de Sergipe
  • André Faro

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.112.AO15

Resumo

A presente revisão teve objetivo de reunir os principais achados sobre a prevalência, ocorrência e variáveis associadas ao transtorno dismórfico corporal (TDC). As bases de dados pesquisadas foram SciELO, PePSIC, Pubmed, PsycINFO, Scopus e Web of Science. Para isso, utilizou-se a metodologia JBI para revisões de escopo, o protocolo PRISMA e a ferramenta Rayyan para a seleção e inclusão dos estudos. Os termos usados para a busca eletrônica foram “body dysmorphic disorder” e “dysmorphobia”. Após a leitura dos resumos e a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão restaram 12 estudos para a síntese quantitativa. Os resultados apontaram elevada prevalência na população geral, assim como elevada ocorrência em universitários e pacientes submetidos a procedimentos estéticos e/ou dermatológicos. Sobre as variáveis psicológicas, verificou-se que os transtornos ansiosos, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) foram apontados como os transtornos mais comórbidos e o suicídio foi positivamente associado ao TDC. Por fim, concluiu-se que a presença do TDC representa elevado risco para a qualidade de vida da população e discutiu-se a necessidade da elaboração de mais pesquisas sobre o transtorno e variáveis associadas, principalmente, no âmbito nacional, visando auxiliar na elaboração de estratégias de intervenção para o tratamento e redução da ocorrência desse transtorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Nunes Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde (GEPPS-UFS).

Daiane Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGPSI-UFS). Docente de Psicologia na Faculdade Ages. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde (GEPPS-UFS).

André Faro

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde (GEPPS-UFS).

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

Nunes Cardoso, J., Nunes, D., & Faro, A. (2023). Prevalência, ocorrência e variáveis psicológicas associadas ao transtorno dismórfico corporal: uma revisão de escopo. Psicologia Argumento, 41(112). https://doi.org/10.7213/psicolargum.41.112.AO15