Reflexões sobre o Perfil dos Discentes Cotistas da UESB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO08

Resumo

Resultante de uma pesquisa realizada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) que teve como objeto de investigação o Programa de Ações Afirmativas, o artigo tem o propósito de apresentar e discutir o perfil dos discentes cotistas atendidos pelo programa. A pesquisa teve como orientação teórico-metodológica o materialismo histórico dialético. Estudos sobre a política pública educacional e ações afirmativas, dentre os quais,  Hofling (2001), Gomes (2001), Fonseca (2009) e outros, ofereceram os subsídos teóricos para o estudo que envolveu discentes de quatro cursos da instituição. Os dados foram levantados por meio de questionários e entrevistas. A análise do perfil dos discentes cotistas participantes da pesquisa revelou, dentre os principais aspectos pesquisados, que a maioria foi constituída de jovens (79,8%), oriundos do próprio estado da Bahia (98,2%), cuja a representatividade feminina foi maior (55,4%). No quesito cor/raça, os declarados pardos representaram um percentual de 43,4%, seguidos de negros com 31,8%. Neste ponto, 2,3% dos discentes preferiram não se declarar, o que sugeriu a existência de um racismo velado. A maioria dos pesquisados possuiam, em seu grupo familiar, baixa escolaridade quanto à formação do ensino superior, revelando o aspecto “afirmativo” do Programa de Ações Afirmativas. Quanto à renda bruta familiar, mais de 83% possuiam renda de até meio salário mínimo a 2 (dois) salários mínimos, demonstrando que não possuem renda suficiente para se manter na Universidade e necessitam, assim, do apoio institucional. Se alterações estruturantes não ocorrerem, o acesso continuará sendo viabilizado, porém os segmentos historicamente excluídos permanecerão à margem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maisa Oliveira Melo Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Educação (UESB). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2004). Especialista em Gestão Pública Municipal pela UESB (2012) e, em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/NEIM/UFBA (2014). Servidora como Analista Universitário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia desde 2007. Tem experiência na área de Administração de Empresas, com ênfase na área de Recursos Humanos e Financeiro (parcialmente) e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, acesso e permanência, educação inclusiva e política pública educacional. Membro do grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE).

Ennia Débora Passos Braga Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (1994), Mestrado (2005) e Doutorado em Educação (2011), na área de Políticas de Educação e Sistemas Educativos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora Titular, com Dedicação Exclusiva, do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Educação (PPGED/UESB), Linha de Pesquisa: Política Pública Educacional. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional - LUDIPPE. Áreas de estudo: Política e Gestão Educacional, Educação e Ludicidade, Didática e Prática Docente.

Soane Santos Silva, Secretaria Municipal de Educação - Itapetinga

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Linha de Pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Gestão. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2003). Graduada em História pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia -Educon (2009) . Especialização em Coordenação Pedagógica - UFBA. Especialização em Gestão Escolar e Educacional - Faculdade Montenegro. Professora da rede Municipal de Ensino do Município de Itapetinga. Experiência na área de História, com ênfase em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Experiência em Gestão Escolar - Direção e Vice-direção. Atuando na área de Coordenação Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Itapetinga. Participante do grupo de pesquisa: Ludicidade, Didática e Política e Prática Educacional - LUDIPE.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Oliveira Melo Ferraz, M., Passos Braga Pires, E. D., & Santos Silva, S. (2022). Reflexões sobre o Perfil dos Discentes Cotistas da UESB. Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO08