Hidrografia e Hidrogeologia: Qualidade e Disponibilidade de Água para Abastecimento Humano na Sub-bacia Hidrográfica do Rio Cotinguiba-SE

Autores

  • Wesley Alves Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Hélio Mário de Araújo Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO13.3068

Resumo

 

A chuva exerce papel fundamental na manutenção do ciclo hidrológico. É através da infiltração que se realiza o recarregamento das reservas freáticas e a reidratação dos solos, ou seja, dos depósitos de água disponíveis para a vegetação terrestre e para as atividades biológicas. Dentre os elementos do sistema ambiental físico, a geologia é um dos componentes mais importantes para caracterizar a disponibilidade hídrica superficial e subterrânea, pois, busca apresentar os elementos fundamentais para as relações litoestruturas com o relevo e os solos. Em função de suas características mineralógicas, textuais e estruturais, os corpos rochosos respondem diferentemente à ação dos processos exógenos, influenciando nas formas de relevo e tipos de solo. Nesse contexto, o referido artigo teve como objetivo analisar o quadro geológico e os recursos hídricos superficiais e subterrâneos da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Cotinguiba. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se distintos procedimentos metodológicos, tais como: revisão da literatura, levantamento de dados secundários e cartográficos. As questões aqui abordadas denunciam que as mudanças que ocorrem na sub-bacia hidrográfica do Rio Cotinguiba, tem pressionado a bacia hidrográfica como um todo, comprometendo a sua dinâmica e conseqüentemente a disponibilidade hídrica e a qualidade da água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Alves Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Geógrafo Licenciado, Especialista em Docência Superior e Mestre em Desenvolvimento e meio Ambiente-UFS

Hélio Mário de Araújo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Geógrafo Licenciado e Bacharel, Mestre em Geografia e Doutor em Geografia

Downloads

Publicado

20-12-2012

Como Citar

SANTOS, Wesley Alves; ARAÚJO, Hélio Mário de. Hidrografia e Hidrogeologia: Qualidade e Disponibilidade de Água para Abastecimento Humano na Sub-bacia Hidrográfica do Rio Cotinguiba-SE. Geografares, [S. l.], n. 13, p. 102–134, 2012. DOI: 10.7147/GEO13.3068. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3068. Acesso em: 25 abr. 2024.