Percepções e representações sociais de professores acerca de avaliação da aprendizagem: um estudo das produções em teses e dissertações (2009-2019)

Autores

  • Diego Mota Colégio Pedro II; PUC-RIO
  • Maria Apparecida Campos Mamede-Neves PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133855396

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, estudo de revisão, representações sociais

Resumo

O estudo teve por objetivo mapear a produção sobre avaliação com foco nas percepções e representações dos professores da educação básica. Para isso foram analisadas dissertações e teses disponibilizadas na BDTD, publicadas entre o período 2009-2019. Observou-se a hegemonia de uma perspectiva teórica construtivista de avaliação formativa direcionando o debate acadêmico. Predominam, no campo analítico, pesquisas qualitativas e estudos de caso que convergem, em suas conclusões, para a constatação de um pensamento social cujas percepções se aproximam de uma pedagogia avaliativa tradicional, destacando as dificuldades dos professores de incorporar os ideais pedagógicos contemporâneos.

Palavras-chave: avaliação da aprendizagem; estudo de revisão; representações sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Mota, Colégio Pedro II; PUC-RIO

Sou professor do Colégio Pedro II e Doutorando em Educação na PUC-Rio. Na UFRJ, fiz graduação em Biologia, especialização em Educação e mestrado em Biologia Geral. Minha linha de pesquisa envolve currículo, avaliação da aprendizagem e representações sociais.

Maria Apparecida Campos Mamede-Neves, PUC-RIO

Pesquisadora Senior do CNPQ ,Professora Emérita da PUC-Rio. Dra. em Psicologia, Mestrado em Psicologia e Mestrado em Educação. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, sendo suas principais áreas de estudos "A construção do conhecimento" e "Processos de pensamento". Dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas dentro dos seguintes campos: as relações da juventude com a mídia, o ciberespaço e a cultura midiática, redes sociais e relacionamento pais e filhos, o jovem e os jogos eletrônicos. Foi Coordenadora Pedagógica da Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) desde a sua fundação até 2010. Faz parte como Coordenadora Pedagógica, desde 2012 até a presente data,do grupo de pesquisado Laboratório Interdisciplinar Design e Educação (LIDE) do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio que, com a chancela da UNICEF, concebeu o Plano Pedagógico para Educação Infantil da República Democrática de São Tomé e Príncipe, África. Como Coordenadora Pedagógica do LIDE implementou o Currículo da Educação Infantil na mesma citada República da África. É autora de vários livros e artigos nacionais e internacionais no campo de suas pesquisas e trabalhos científicos. 

Referências

AFFONSO, Dalva Mariana. Concepções e práticas de professores de ciências sobre avaliação da aprendizagem. São Paulo: Unesp, 2010. 118f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista, 2014.

AGUIAR, Elenita de Sousa. Concepções e práticas de professores em avaliação da aprendizagem na rede pública municipal de ensino de Teresina. Fortaleza UFC, 2009. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Ceará.

ALBUQUERQUE, Leila Cunha de. Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas do professor de matemática dos anos finais do ensino fundamental. Brasília UNB, 2012. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília.

ALBUQUERQUE SANTOS, Vilma de. Avaliação da aprendizagem na perspectiva dos professores que lecionam a disciplina de química no ensino médio integrado do IFPE. Recife: UFPE, 2019. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco.

ANDRADE, José Alexandre Leite de. Avaliação da aprendizagem: do discurso revelado à prática pedagógica: um estudo de caso numa escola de ensino médio em Maracanaú/CE. Fortaleza: UFCE, 2010. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Ceará.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: desafios contemporâneos. Pesquisa em educação ambiental, São Paulo, v. 1, n. 1, 2006, p. 43-57.

ASSIS, Thiago Santos de. Avaliação da aprendizagem em dança: um trânsito entre o dito e o feito em escolas municipais de Salvador. Salvador: UFBA, 2012. 123f. Dissertação (Mestrado em Dança). Universidade Federal da Bahia.

AZEVEDO, S. C. A construção discursiva de posicionamentos sobre avaliação educacional: um estudo sistêmico-funcional com professores da educação básica. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. 228f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BUORO, Edna et al. Avaliação da aprendizagem nos ciclos e na progressão continuada a partir das concepções de atores do processo educacional. Campinas: PUC-Campinas, 2013.153f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

CALDERÓN, Adolfo Ignacio. POLTRONIERI, Heloisa. Avaliação da aprendizagem na educação básica: as pesquisas do estado da arte em questão (1980-2007). Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 13, n. 40, 2013, p. 873-893.

CARVALHO, Wirla Risany Lima. Tessituras da formação em avaliação educacional: os desafios à cultura de avaliação e a busca por uma educação crítico-reflexiva. Fortaleza: UFCE, 2016. 121f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Ceará.

COELHO OLIVEIRA, Sandra Maria. A avaliação formativa como regulação de aprendizagem: desafios para a práxis no ensino médio da rede pública estadual do Ceará em uma análise fenomenológica. Fortaleza: UFCE, 2010. 257f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Ceará.

COSTA, Simone Freitas Pereira. Concepções de avaliação da aprendizagem: um balanço de produções no período de 1999 a 2008.Goiânia: UCGO, 2010. 170f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Católica de Goiás.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DANTAS, Claudio Rejane da Silva. Avaliação no ensino de ciências no nível fundamental: investigando orientações oficiais e práticas docentes, fazendo “escuta” e intervenções em escolas. Porto Alegre: UFRGS, 2017. 443f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

FAVARÃO, Cláudia Fátima de Melo. Avaliação da aprendizagem: concepções e características. Londrina: UEL, 2012. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, v. 19, n. 41, 2008, p. 347-372.

FERNANDES, Domingos. Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares. In: ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho; FERNANDES, Domigos; PEREIRA, Talita Vidal; SANTOS, Leonor (orgs). Avaliar para aprender em Portugal e no Brasil: Perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2019, p. 139-164.

FIRME, Thereza Penna. Mitos na avaliação: diz-se que... Revista Meta: Avaliação, v. 1, n. 1, 2009, p. 1-10.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GATTI, Bernadete. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 113, 2001, p. 65-81.

GATTI, Bernadete. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista internacional de formação de professores, São Paulo,v. 1, n. 2, 2016, p. 161-171.

GOUGH, David; OLIVER, Sandy; THOMAS, James (ed.). An introduction to systematic reviews. London: Sage, 2017.

GOUGH, David, Systematic Research Synthesis, in Gary Thomas e Richard Pring, eds., Public discussion on the meaning, value and use of an evidence-based approach in higher education. New York: Open University Press, 2004. p. 44-62.

GUERRA, Gleice Kelly de Souza. Avaliação processual: um estudo das representações sociais de professoras da rede municipal de ensino do Recife. Recife: UFPE, 2009. 320f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco.

GUIMARÃES, Ana Luiza B. A Avaliação da aprendizagem em arte: desvelando realidades. Londrina: UEL, 2010. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Londrina.

ISABEL, Miguel Boa. Avaliação da aprendizagem dos alunos do ensino secundário em Cabinda/Angola. Belo Horizonte: UFMG, 2016. 227f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais.

JACOMINI, Márcia Aparecida. Avaliação da aprendizagem em tempos de progressão continuada: o que mudou? Um estudo de teses e dissertações sobre o tema (2000-2010). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, 2014, p. 807-828.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In Jodelet, Denise (ed). As representações sociais, Rio de Janeiro, Eduerj, 2001, p. 17-44.

JUSTINO, Ana Inez Mottim et al. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem de professores de artes visuais. Ponta Grossa: UEPG, 2013. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Ponta Grossa.

LACERDA, Divaniella de Oliveira. Avaliação da aprendizagem no ensino de Biologia: concepções e indicativos da prática docente. João Pessoa: UFPB, 2019. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Paraíba.

LEAL, Maria Lindalva Gomes. Concepções e práticas de avaliação do ensino-aprendizagem: foco no Proeja. Fortaleza: UFCE, 2014. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Ceará.

LEIMIG, Eveline Silva de Freitas. Avaliação da aprendizagem de inglês como língua estrangeira: um estudo sobre as concepções de professores de escolas de referência em ensino médio integral em Pernambuco. Recife: UFPE, 2012. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Pernambuco.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 4, n. 2, 2002, p. 79-88.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2014.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. Salvador: Cortez, 2018.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1986.

MAZZOTTI, Alda. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Em aberto, Brasília, v. 14, n. 61, 1994, p. 60-78.

MELO, Luciene Farias. Tecendo tramas sobre avaliação da aprendizagem em aulas de educação física escolar. São Paulo: USJT, 2011. 332f. Dissertação de Mestrado. Universidade São Judas Tadeu.

MENDES, Evandra Hein. Avaliação da aprendizagem na educação física escolar: caracterização e habitus de professores do Paraná. Maringá: UEM, 2016. 127f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Maringá.

MORAIS, Ruth Longuinho de et al. Do discurso à prática: como se caracteriza a avaliação da aprendizagem escolar entre professores de biologia do ensino médio. Goiânia: UFG, 2009. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Goiás.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2009.

NASCIMENTO, Claudenice Maria Véras. Experienciando a avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos. Vitória: Ufes, 2009. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo.

NASCIMENTO, Mari Clair Moro. Avaliação da aprendizagem: repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes. Londrina: UEL, 2012. 125f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Londrina.

OLIVEIRA, Décio Luciano Squarcieri. Professores de História dialogam sobre a avaliação da aprendizagem e formação: abordagem (auto)biográfica. Santa Maria: UFSM, 2009. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria.

OLIVEIRA, Nelson Roberto Cardoso. Avaliação em Matemática: uma discussão sobre as concepções e práticas de professores do ensino fundamental II da cidade de Campina Grande. Campina Grande UEPB, 2012. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual da Paraíba.

PRASNISKI, Maria Elena Tobolski. Avaliação no ensino de ciências: estudo na implantação da pedagogia de projetos em escola pública de ensino básico da região metropolitana de Porto Alegre. Porto Alegre: PUCRS, 2015. 120f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

RABELO, Kamila Santos de Paula. Ensino de geografia e avaliação formativa da aprendizagem: experiências e princípios na rede pública de Goiânia/GO. Goiânia: UFG, 2009. 150f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Goiás.

ROCHA, Mariana Rabelo. Crenças de professores de espanhol sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE. Manaus: Ufam, 2019. 107f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Amazonas.

SANTOS, Nívia Maria. Avaliação da aprendizagem na perspectiva de um grupo de professores da disciplina de Ciências: uma análise do processo em uma escola pública de Cubati/PB. Campina Grande: UEPB, 2017. 128f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual da Paraíba.

SILVA, Fabio Santana. Práticas avaliativas em arte. João Pessoa: UFPB, 2014. 164f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Universidade Federal da Paraíba.

SOARES, Fernanda Luzia Sousa Santos. Ciclos de aprendizagem em São Luís: implicações nas práticas avaliativas. São Luís: UFPE, 2012. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Maranhão.

SOARES, Reijane de Freitas. A prática educativa do professor na escola de tempo integral da rede estadual de Teresina-PI. Teresina: UFPI, 2013. 310f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Piauí.

SODRÉ SANTOS, Valdir. Percepções de docentes de matemática de ensino médio em relação ao processo de avaliação da aprendizagem. Brasília: UNB, 2015. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília.

TINÉ, Sandra Zita Silva. O processo avaliativo em uma escola de ensino médio do Distrito Federal. Brasília: UNB, 2009. 354f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília.

TORRES, Denise Xavier. Concepções de avaliação da aprendizagem de professoras que atuam em escolas situadas em áreas rurais. Recife: UFPE, 2013. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco.

ULER, Arnilde Marta. Avaliação da aprendizagem: um estudo sobre a produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PUC-SP, USP, Unicamp). São Paulo: PUC-SP, 2010. 238f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

VIDAL, Rita de Cássia Castro. Fazeres docentes e avaliação: um estudo de caso à luz da complexidade. Tocantins: UFT, 2019. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Tocantins.

VILLAR, Ana Paula Russo. A prática avaliativa em uma organização escolar por ciclos de aprendizagem. Recife: UFPE, 2009. 257f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

08-01-2021

Como Citar

Mota, D., & Mamede-Neves, M. A. C. (2021). Percepções e representações sociais de professores acerca de avaliação da aprendizagem: um estudo das produções em teses e dissertações (2009-2019). Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e55396, p. 1–21. https://doi.org/10.5902/2318133855396