HIPOTERMIA TERAPÊUTICA EM RECÉM-NASCIDOS COM DIAGNÓSTICO DE ENCEFALOPATIA HIPÓXICO ISQUÊMICA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Raquel Trautenmüller Kerber Binkowski Universidade Federal de Santa Maria
  • Angela Regina Maciel Weinmann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583410649

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2236583410649

 

A Encefalopatia Hipóxico-Isquêmica é uma importante causa de dano neurológico ao nascimento, responsável por muitos óbitos e desabilidades. Até recentemente, não era passível de intervenção terapêutica; após instalada, seu tratamento resumia-se ao manejo das complicações e comorbidades, na tentativa de minimizar danos. Estudos recentes validam e recomendam a hipotermia moderada prolongada como terapêutica segura e eficaz, para a redução de mortalidade e desabilidades, em recém-nascidos com diagnóstico de Encefalopatia Hipóxico-Isquêmica. O objetivo desta revisão é apresentar tais estudos, analisando suas semelhanças e diferenças na abordagem terapêutica. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema, através de um levantamento bibliográfico a partir de mecanismos de busca eletrônica das bases de dados PubMed e The Cochrane Library.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Trautenmüller Kerber Binkowski, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Medicina pela UFSM

Residência Médica em Pediatria e em Neuropediatria pela UFSM

Mestre em Ciências da Saúde da UFSM

Angela Regina Maciel Weinmann, Universidade Federal de Santa Maria

Médica Neonatologista, Professor Associado do Departamento de Pediatra e Puericultura e dos Programas de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana e Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, Ph.D.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Binkowski, R. T. K., & Weinmann, A. R. M. (2015). HIPOTERMIA TERAPÊUTICA EM RECÉM-NASCIDOS COM DIAGNÓSTICO DE ENCEFALOPATIA HIPÓXICO ISQUÊMICA: REVISÃO DE LITERATURA. Saúde (Santa Maria), 41(1), 37–48. https://doi.org/10.5902/2236583410649

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)