APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE CONCENTRAÇÃO DE RUGOSIDADE (ICR) PARA ANÁLISE DE BACIAS HIDROGRÁFICAS E PARA TRAÇADO DE LINEAMENTOS ESTRUTURAIS

Autores

  • Diego Moraes Flores Universidade de São Paulo - USP
  • Déborah de Oliveira Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499422544

Resumo

RESUMO

O presente trabalhou aplicou o índice ICR (índice de concentração de rugosidade) em três bacias hidrográficas (bacias dos rios Coutinho, Maracujá e Campo Real), localizadas no município de Guarapuava, no centro sul do Estado do Paraná.

O ICR se mostrou uma técnica adequada para identificação da dissecação do relevo, pois identificou com precisão as zonas de grande interferência tectônica, a partir dos lineamentos traçados, demonstrando as áreas com maior e menor incisão fluvial. Além disso, a visualização das zonas de intensidade de ICR facilitou uma interpretação geral da disposição das morfologias que compõem o relevo, sejam elas ligadas direta ou indiretamente às zonas de falha e fratura.

Palavras-Chave: ICR; Lineamentos; declividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Moraes Flores, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Geografia Física da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas  - FFLCH-USP.

Déborah de Oliveira, Universidade de São Paulo - USP

Profa. Dra. do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas  - FFLCH/USP.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Flores, D. M., & Oliveira, D. de. (2016). APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE CONCENTRAÇÃO DE RUGOSIDADE (ICR) PARA ANÁLISE DE BACIAS HIDROGRÁFICAS E PARA TRAÇADO DE LINEAMENTOS ESTRUTURAIS. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(3), 125–139. https://doi.org/10.5902/2236499422544

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia