Estudo do perfil de morbimortalidade entre idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976926704

Palavras-chave:

Idoso, Morbidade, Mortalidade, Epidemiologia

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/217976926704

Objetivo: identificar o perfil de morbimortalidade em idosos entre 1996 e 2007, nos estados de Santa Catarina e Bahia - Brasil. Método: estudo quantitativo, ecológico de série temporal. Os dados foram coletados nos meses de setembro a novembro de 2010, acessados diretamente no Sistema de Informações sobre Mortalidade e Sistema de Informações Hospitalares do Ministério da Saúde. Os dados foram analisados por estatística descritiva, pela proporção das doenças identificadas temporalmente e pela comparação percentual entre os dois estados estudados. Resultados: apesar da predominância das doenças crônicas degenerativas, ainda é elevada a proporção de óbitos por causas mal definidas e doenças infecciosas e parasitárias. Conclusão: em relação à morbidade, há poucas diferenças entre os grupos de causas. Quanto à mortalidade, em Santa Catarina prevalecem as doenças do aparelho circulatório e neoplasias; na Bahia sintomas, sinais e achados anormais no exame clínico e laboratorial, seguido pelas doenças do aparelho circulatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Balbinot Reis Girondi, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) , Especialista em Enfermagem Oncológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (2005), Especialista em Administração Hospitalar pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Doutora (2011) em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Assessora de Vigilância Epidemiológica do Distrito Sanitário do Continente da Secretaria Municipal de Florianópolis e enfermeira assistencial do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem Oncológica e Saúde Pública.

Simone Cristine dos Santos Nothaft, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e Pós-graduação pela UNISUL / FIOCRUZ. Pós-graduanda do curso de Gestão e Docência em Nível Superior da Celer Faculdades Atualmente é docente da Universidade do Estado de Santa Catarina, no curso de graduação em Enfermagem.

Silvia Maria Azevedo dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira formada pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1979); Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina/SC (1990); Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2001). Doutorado em Educação, com área de concentração em gerontologia, pela Universidade Estadual de Campinas/SP (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado). Ensina, pesquisa e faz extensão na área da gerontologia e saúde mental na perspectiva do cuidado no processo de viver, ser saudável, adoecer e morrer nas dimensões individual e famílial. É líder do Grupo de Estudos sobre Cuidados de Saúde de Pessoas Idosas - GESPI/PEN/UFSC. Entre 2011 e 2012 realizou estágio de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Saúde da Universidade de Alicante/Espanha, sob supervisão da profª Dra. Carmen de la Cuesta Benjumea.

Fernanda de Oliveira

Enfermeira graduada em Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010). Atualmente é enfermeira do CETEP Chapada Diamantina – MT. E-mail: Fernanda_ba@hotmail.com

Luciara Fabiane Sebold, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Acupuntura pelo CIEPH. Pesquisadora principal da pesquisa: Metodologias Ativas De Ensino Na Formação Profissional Em Enfermagem: Repensando As Estratégias Para O Ensino Aprendizagem Na Graduação (2009 2012). É integrante do Núcleo de Pesquisa - Cuidando e Confortando-, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, desde fevereiro de 2006 até a presente data. Desenvolveu a tese voltada para os modos de ser dos enfermeiros-professores nas vivências do ensino do cuidado de enfermagem. Temas de interesse: Cuidado, Educação em Enfermagem, Docência em Enfermagem, fenomenologia de Martin Heidegger.

Silvana Silveira Kempfer, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade de Cruz Alta (1999). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995). Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidando e Confortando da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista do CNPQ.

Downloads

Publicado

2013-10-07

Como Citar

Girondi, J. B. R., Nothaft, S. C. dos S., Santos, S. M. A. dos, Oliveira, F. de, Sebold, L. F., & Kempfer, S. S. (2013). Estudo do perfil de morbimortalidade entre idosos. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3(2), 197–204. https://doi.org/10.5902/217976926704

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.