Proposta de um Repositório de Conhecimentos em Governança de TIC

  • Gabriel Ulian Briganó UEL
  • Jacques Duílio Brancher UEL
  • Rodolfo Miranda de Barros UEL

Resumo


O presente artigo propõe um repositório de conhecimentos em governança de TIC, que tem como principais objetivos torna-la mais próxima aos empresários, organizando e controlando o seu desenvolvimento nas organizações, e também, fornecendo informações para pesquisas e desenvolvimento de estudos na área. O repositório tem se mostrado muito eficiente, alcançando resultados satisfatórios, como no caso da implantação de um service desk no departamento de computação da Universidade Estadual de Londrina. A partir da aplicação de um processo de análise, o repositório sugere meios para as organizações obterem um melhor desenvolvimento de sua governança de TIC, isto faz dele uma ferramenta muito útil e poderosa.
Palavras-chave: Proposta, Repositório de Conhecimentos, Governança de TIC

Referências

Albertin, A. L. (2008), "Albertin, R. M. de M., Benefícios do uso da tecnologia de informação para o desempenho empresarial", Revista de Administração Pública, Mar/Abr 2008, FGV, Rio de Janeiro, Brasil, p. 275 - 302.

Briganó, U. G. e Barros, R. M. (2010), “A Implantação de um Service Desk: Um Estudo de Caso Aplicando Conceitos do ITIL e do PMBOK”, XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE 2010, Brasil.

Briganó, U. G. e Barros, R. M. (2011), “Aprendizado de TI: Um modelo para melhorar o aprendizado de TI nas organizações”, VII Congresso Brasileiro de Sistemas de Informação – SBSI 2011, Salvador, Brasil.

Fagundes, E. M. (2009). "CobIT – Um kit de ferramentas para gestão de TI". Disponível em: http://www.efagundes.com/Artigos/COBIT.htm. Acesso em: 11/02/11.

Gili, P. Diogo (2009). “Um Estudo de PMBOK® e ITIL®.”. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual de Londrina. Brasil.

ITGI – Information Technology Institute – www.itgi.org – acessado em Janeiro de 2012.

ITSMF.: ITIL v3 – Introduction to official Service Life-Cycle, (2007)

Luna, M. (2010). “Gestão da segurança da Informação com ITIL V3 e ISO 27002”. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual de Londrina. Brasil.

Lunardi, G. L., Becker, J. L., Maçada, A. C. G. (2010), "Impacto da Adoção de Mecanismos de Governança de Tecnologia da Informação (TI) no desempenho da Gestão da TI: uma análise baseada na percepção dos executivos”, Revista de Ciências da Administração, v. 12, n. 28, p. 11-39, set/dez 2010.
Publicado
16/05/2012
Como Citar

Selecione um Formato
BRIGANÓ, Gabriel Ulian; BRANCHER, Jacques Duílio; BARROS, Rodolfo Miranda de. Proposta de um Repositório de Conhecimentos em Governança de TIC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 8. , 2012, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 767-772. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2012.14462.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)