Uma leitura de O vampiro de Curitiba, de Dalton Trevisan, à luz do pós-moderno

Autores

  • Edner Morelli Uninove, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1105

Palavras-chave:

Arte. Fragmentação. Literatura. Paródia. Pós-modernismo.

Resumo

Neste artigo, tem-se por objetivo expor, brevemente, o panorama histórico-social-artístico que envolveu o pós-modernismo. Para isso, o autor apresenta uma leitura de o O vampiro de Curitiba, conto de Dalton Trevisan, que prioriza algumas características do pós-modernismo: a obsessão do protagonista pelo prazer de contemplar o objeto-mulher como marca de consumo e a fragmentação da linguagem, desafiando as estruturas clássicas do gênero e a atmosfera paródica que circunda o texto em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edner Morelli, Uninove, SP

Especialista em Língua e Literatura – Universidade Metodista de São Paulo; Mestrando em Literatura e Crítica Literária – PUC-SP;Professor de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literatura e Cultura em Língua Portuguesa no Letras - Tradutor Intérprete – Uninove. São Paulo – SP

Downloads

Publicado

29.07.2008

Como Citar

MORELLI, Edner. Uma leitura de O vampiro de Curitiba, de Dalton Trevisan, à luz do pós-moderno. Dialogia, [S. l.], v. 6, p. 77–84, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v6i0.1105. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1105. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos