Habilidades sociais: contribuições para a compreensão da relação com pares na infância

Autores

  • Daniele Carolina Lopes

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.4407

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Relação com pares, Infância

Resumo

A importância das habilidades sociais para a infância vem sendo documentada pela literatura, principalmente pelo seu papel decisivo na socialização, na qualidade das relações interpessoais, no desenvolvimento acadêmico, social e emocional da criança. A literatura já evidencia que a competência social é um fator de proteção para o desenvolvimento global do indivíduo. A relação com os pares é um aspecto importante da socialização e há evidências que as habilidades sociais favorecem essa relação. Assim, pretende-se destacar os principais achados da literatura sobre a importância das habilidades sociais na infância para a relação com pares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Carolina Lopes

Psicóloga, mestre em Educação Especial e doutora em Psicologia, todos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Vinculada ao Grupo Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS) da UFSCar, coordenado pelos professores Dr. Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette.

Downloads

Publicado

08.05.2014

Como Citar

LOPES, Daniele Carolina. Habilidades sociais: contribuições para a compreensão da relação com pares na infância. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 149–158, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.4407. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4407. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos