Um estudo sociolinguístico sobre o apagamento de vogais finais em uma localidade rural da Bahia

Autores

  • Maria do Carmo Sá Teles de Araujo Rolo Universidade Federal da Bahia
  • Jacyra Andrade Mota Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n1p311

Palavras-chave:

Apagamento. Vogais átonas finais. Variação fônica.

Resumo

Este trabalho investiga o apagamento das vogais átonas finais [i] e [u] em vocábulos paroxítonos na comunidade rural de Beco, município de Seabra-BA. Pretende-se apresentar, à luz da Teoria Variacionista, um estudo comparativo entre as faixas etárias e o gênero para observar a realização da variável. Tal análise permite verificar a presença ou ausência das vogais altas finais [i] e [u] na realização da fala bem como definir as condições que favorecem ou restringem a variação. A amostra analisada é constituída de oito inquéritos, realizados pelo próprio pesquisador na residência do informante. Como variável linguística, consideram-se as consoantes pré-vocálicas. Como variáveis extralinguísticas consideram-se o gênero/sexo, a faixa etária e o tipo de questionário. Da análise realizada, foi possível observar que a consoante pré-vocálica oclusiva dento-alveolar [t] favorece o apagamento da vogal [i]; quanto à vogal [u], a consoante oclusiva bilabial [p] é a que mais favorece. O processo de apagamento das vogais finais, na comunidade, parece estar associado à faixa etária, com maior incidência em falantes mais velhos. Quanto ao gênero, os resultados apontaram os homens como maiores favorecedores do processo. O apagamento das vogais [i] e [u] caracteriza-se como um fenômeno frequente, que marca linguisticamente aquela comunidade rural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria do Carmo Sá Teles de Araujo Rolo, Universidade Federal da Bahia

Estudante do curso de Pós-Graduação em Língua e Cultura, do Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em nível de Doutorado. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2010). Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL, 1989). Atuou como professora substituta no Departamento de Letras Vernáculas da UFBA entre março de 2010 e dezembro de 2011. Possui experiência na área de Letras com enfoque em Sociolinguística e Dialetologia

Jacyra Andrade Mota, Universidade Federal da Bahia

Professora associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – nível 1B. Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2002). Mestre em Letras e Lingüística pela UFBA (1980). Atua, sobretudo, nas subáreas de Sociolinguística e Dialetologia, participando, atualmente, do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Diretora Executiva) e do NURC. Coordena o Projeto CAPES-COFECUB, firmado entre a UFBA e a Université Paris 13 (2009-2012).

Downloads

Publicado

2012-01-21

Como Citar

ROLO, M. do C. S. T. de A.; MOTA, J. A. Um estudo sociolinguístico sobre o apagamento de vogais finais em uma localidade rural da Bahia. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 311–334, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n1p311. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/11757. Acesso em: 25 abr. 2024.