A utilização do sistema de preparação de textos LaTeX na produção de textos acadêmicos no Brasil: uma investigação preliminar e perspectivas

Autores

  • Youssef Alvarenga Cherem Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p228

Palavras-chave:

design gráfico, tipografia, design da informação, comunicação científica.

Resumo

Introdução: LaTeX é um sistema de preparação eletrônica de textos baseado no sistema tipográfico TeX. Neste artigo, apontamos os principais benefícios e desafios de utilização dessa ferramenta, bem como perspectivas para utilização a curto e médio prazo no Brasil.

Objetivo: analisar o uso do software LaTeX na produção de textos acadêmicos no Brasil.

Metodologia: Revisão bibliográfica e análise documental.

Resultados: A utilização de uma linguagem de mark-up como LaTeX pode trazer benefícios tanto do ponto de vista do produto final e sua relação com o leitor, quanto do ponto de vista do processo de edição do texto. Apesar disso, seu uso no Brasil é bastante restrito.

Conclusões: Um dos maiores desafios para a disseminação de seu uso é a falta de apoio institucional oficial na área acadêmica e científica. Sua aceitação institucional, bem como iniciativas de capacitação do usuário, são apontados como fatores  que podem mudar esse quadro.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Youssef Alvarenga Cherem, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Professor do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Downloads

Publicado

2015-06-07

Como Citar

Cherem, Y. A. (2015). A utilização do sistema de preparação de textos LaTeX na produção de textos acadêmicos no Brasil: uma investigação preliminar e perspectivas. Informação & Informação, 20(1), 228–249. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p228

Edição

Seção

Artigos