Redução do fósforo disponível na dieta de leitões desmamados utilizando fitase associada aos ácidos butírico e benzoico

Autores

  • Luciana Moura Rufino Universidade Federal de Goiás
  • Romão da Cunha Nunes Universidade Federal de Goiás
  • José Henrique Stringhini Universidade Federal de Goiás
  • Alessandra Gimenez Mascarenhas Universidade Federal de Goiás
  • Emmanuel Arnhold Universidade Federal de Goiás
  • Karyne Oliveira Coelho Universidade Estadual de Goias
  • Fernanda Rodrigues Taveira Rocha Universidade Estadual de Goias
  • Charles Kiefer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1439

Palavras-chave:

Ácidos orgânicos, Aditivos, Enzima, Minerais, Saúde intestinal, Suínos.

Resumo

Realizou-se este estudo com o objetivo de avaliar a redução do nível de fósforo disponível (Pd) na dieta de leitões desmamados utilizando fitase associada aos ácidos butírico e benzóico. Foram utilizados 120 leitões, com peso inicial de 6,7±0,02kg, distribuídos em delineamento de blocos ao acaso com seis tratamentos: controle; redução de 0,15% de Pd (Pd red); Fitase + Pd red; Fitase + ácido butírico + Pd red; Fitase + ácido benzóico + Pd red; Fitase + ácido butírico + ácido benzóico + Pd red; cinco repetições, com quatro animais cada. As dietas experimentais não influenciaram os escores fecais, a contagem de E. coli e o pH do trato digestivo. Verificou-se melhor relação vilo:cripta com a associação da fitase, com os ácidos butírico e benzóico. A histomorfometria do jejuno e do íleo não apresentaram diferenças para altura de vilosidades, profundidade de cripta e a relação vilo:cripta. Os ossos correspondentes aos leitões alimentados com a dieta com redução do nível de fósforo disponível apresentaram menor resistência à quebra. Os níveis de cálcio nos ossos crus foram menores para os leitões que receberam dieta com fitase e ácido butírico. Houve redução da deposição de fósforo nos ossos dos animais que receberam dieta com fitase, ácido butírico e ácido benzóico. Conclui-se que a inclusão de fitase e dos ácidos butírico, benzóico e sua associação na dieta de leitões desmamados não afeta o pH do estômago, duodeno, jejuno, íleo, ceco e cólon, não altera a frequência de diarreia e a contagem de E. coli. A associação dos ácidos butírico e benzóico com fitase na dieta dos leitões após a desmama melhora a relação vilo:cripta do duodeno. A utilização de fitase (1.000UF/kg) possibilita a formulação de dietas para leitões desmamados com redução de 0,15% do nível de fósforo disponível sem prejudicar a concentração de cálcio e fósforo nos ossos e sem alterar a resistência óssea.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Moura Rufino, Universidade Federal de Goiás

Drª em Ciência Animal, bolsista CAPES, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO, Brasil.

Romão da Cunha Nunes, Universidade Federal de Goiás

Prof., Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UFG, Goiânia, GO, Brasil.

José Henrique Stringhini, Universidade Federal de Goiás

Prof., Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UFG, Goiânia, GO, Brasil.

Alessandra Gimenez Mascarenhas, Universidade Federal de Goiás

Profa, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UFG, Goiânia, GO, Brasil.

Emmanuel Arnhold, Universidade Federal de Goiás

Prof., Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, UFG, Goiânia, GO, Brasil.

Karyne Oliveira Coelho, Universidade Estadual de Goias

Profª, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, UEG, São Luís de Montes Belos, GO. Bolsista PROBIP/UEG. Brasil.

Fernanda Rodrigues Taveira Rocha, Universidade Estadual de Goias

Profa, UEG, São Luís de Montes Belos, GO.

Charles Kiefer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Prof., Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, MS, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Rufino, L. M., Nunes, R. da C., Stringhini, J. H., Mascarenhas, A. G., Arnhold, E., Coelho, K. O., Rocha, F. R. T., & Kiefer, C. (2017). Redução do fósforo disponível na dieta de leitões desmamados utilizando fitase associada aos ácidos butírico e benzoico. Semina: Ciências Agrárias, 38(3), 1439–1450. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1439

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>