A influência do marketing verde na intenção de compra do consumidor

Autores

  • Pedro de Jesus Universidade FUMEC
  • Renata de Sousa da Silva Tolentino Universidade FUMEC
  • Cid Gonçalves Filho Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-66714-731

Palavras-chave:

Marketing Verde; Consumidores; Intenção de Compra; Sustentabilidade.

Resumo

A conscientização dos consumidores sobre as questões ambientais apresenta muitas consequências que impactam principalmente a produção de produtos no mundo empresarial. Com essa conscientização dos consumidores, as empresas tiveram que investir no marketing verde, que contribui para a criação de novos valores tais como o respeito aos direitos humanos e ambientais destacando assim a responsabilidade ambiental que cada empresa possui. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a influência do marketing Verde na Intenção de Compra de consumidores. Para atingir ao objetivo foi utilizado um método de pesquisa quantitativo descritivo que contou com a participação de 383 respondentes. Como resultado, foram encontradas informações que comprovam que o marketing verde influencia significativamente a intenção de compra, pois se os consumidores não obtêm informações assertivas sobre os produtos verdes a intenção de comprar esses produtos fica comprometida. Como contribuições esse estudo orienta as empresas a realizarem cada vez mais investimentos na área de marketing verde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFONSO, M. H. et al. Comportamento de consumo sustentável: Mensuração com o uso da teoria da resposta ao item. Revista Gestão.Org, v. 14, p. 16–29, 2016.

ANDREOLI, T. P.; LIMA, V. A.; PREARO, L. C. A ineficácia dos selos verdes sobre o comportamento dos consumidores: Um estudo experimental. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), v. 16, n. 1, p. 62–79, 2017.

BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

BROWN, T. A. Confirmatory factor analysis for applied research. New York: The Guilford Press, 2006.

CHURCHILL, G. A.; PETER, J. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.

GIL, ANTÔNIO CARLOS. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, ed. 4, 2002

JUNIOR, S. S.; MERLO, E. M.; SILVA, D. A relação da preocupação ambiental com o consumo de produtos verdes no varejo. Race, v. 15, n. 3, p. 821–842, [s.d.].

RIPLEY, B. D. The R project in statistical computing. MSOR connections, v. 1, n. 1, p. 23–25, 2001.

SCHENINI, P. C. et al. Marketing verde como uma abordagem estratégica frente ao novo perfil de consumo. Caderno Profissional de Marketing, v. 2, n. 1, p. 12–24, [s.d.].

SILVA, M. E. Consumo Sustentável: A articulação de um constructo sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 11, n. 2, p. 217–232, 2012.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor - Comprando, possuindo e sendo. São Paulo: Bookman, 2016.

XAVIER, R. N.; CHICONATTO, P. O rumo do marketing verde nas organizações: Conceito, oportunidades e limitações. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCe), n. 1, [s.d.].

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

de Jesus, P., de Sousa da Silva Tolentino, R. ., & Gonçalves Filho, C. (2022). A influência do marketing verde na intenção de compra do consumidor. Concilium, 22(7), 166–176. https://doi.org/10.53660/CLM-66714-731

Edição

Seção

Artigos