A interação social de pessoas com síndrome de Down: uma análise das pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/731.prw2217

Palavras-chave:

Educação Especial, Síndrome de Down, Interação Social, Trissomia 21

Resumo

O projeto de pesquisa visa analisar, por meio de uma revisão de literatura, a produção científica acerca da interação social das pessoas com síndrome de Down, no período de 2010 a 2021. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura acerca do tema interação social de pessoas com síndrome de Down.  Será realizada a busca pelos estudos em três bases de dados, sendo: Scielo, Portal de Periódicos CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando as palavras-chave combinadas: síndrome de Down and interação social, síndrome de Down and relação social, trissomia 21 and interação social e trissomia 21 and relação social. Espera-se com o presente projeto de pesquisa compreender sobre a interação social de pessoas com Síndrome de Down, a maneira como a sociedade os trata e as consequências disso, enfatizando a importância da interação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Marques da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, bolsista do programa Residência Pedagógica - CAPES. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.  

Heloise Zulin Memari, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Licenciatura em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - CAPES. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial.

Lívia Nicoletti, UFScar- Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Educação Especial pela UFSCar - São Carlos. Atualmente é bolsista do Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - CAPES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial

Márcia Duarte Galvani, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Educação Especial, com habilitação em Deficiência Mental (1999), pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM). Especialista em Educação Especial pela mesma Universidade (1999). Mestre (2003) e Doutora (2008) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara-SP (UNESP). Atualmente, é professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Tem experiência na área de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome de Down, adaptação e acomodação do currículo escolar, prática pedagógica e formação de professores.

Polyane Gabrielle de Freitas, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós Graduação em Educação Especial (PPGEEs), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestrado em Educação Especial (UFSCar). Graduada em Licenciatura em Educação Especial (UFSCar). Atualmente Bolsista de Doutorado CNPq - Dedicação exclusiva (2021). Ex-bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando nos seguintes temas: jovens e adultos com síndrome de Down; intensidade de apoio em comportamentos adaptativos e planejamento de ensino

Referências

ANHÃO GOMES P. P; PFEIFER L. L; SANTOS J. L. Interação Social de crianças com Síndrome de Down na educação infantil. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.16, n.1, p.31-46, Jan.-Abr., 2010.

ASSUMPÇÃO DE OLIVEIRA, J. S.; LOURENÇO, S. S.; FERNANDES, H. L. Dinâmicas em sala de aula: Liberdade e interação social na produção do conhecimento. Rev. Int. de Form. de Professores; Itapetininga, v.3, n.1 p.18-34, 2018.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down. Brasília: Ministério da Saúde, 25 p, 2020

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís A. Reto e Augusto Pinheiro. 5 ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

BUCKLEY, S.; BIRD, G. Including children with Down Syndrome. Down Syndrome News & Update, v.1, n.1, p.5-13, 1998.

COSTA, D. F. da. COSTA, Solange Mantanher Maciel e . TUCHINSKI, Carla Maria Fernandes. MIGUEL, Eliana Alves. OLIVEIRA, Maria Ferreira da Silva. WATHIER, Juliana Costa. Educação inclusiva: breve contexto histórico das mudanças de paradigmas. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, Nº. 92, ano 2016

CORRETGER, J. M. et al. Síndrome de Down A-Z.Editora Saberes, Campinas 269 p. 2011.

CUNNINGHAM, C. Síndrome de Down: uma introdução para pais e cuidadores. Tradução de Ronaldo Cataldo Costa. Ed 3. Porto Alegre: Artmed, 312 p. 2008.

DEL PRETTE, Z.A.P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 289 p. 2005.

MANCINI, M. C. et al. Comparação do desempenho funcional de crianças portadoras de síndrome de Down e crianças com desenvolvimento normal aos 2 e 5 anos de idade. Arq. Neuro-Psiquiatr., São Paulo, v. 61, n. 2B, 7 p. 2003.

WUO, A. S. A construção social da Síndrome de Down. Cadernos de psicopedagogia, São Paulo, v. 6, ed. 11, p 1-18, 2017.

PUESCHEL, S. (Org.) Síndrome de Down. Guia para pais e educadores. Tradução Lúcia Helena Reily. Campinas: Papirus, ed 14. 300 p. 2000.

SCHWARTZMAN, J. S. Síndrome de Down. Ed 2. São Paulo, 314 p. 2003

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Marques da Silva, C. ., Zulin Memari, H. ., Nicoletti, L., Duarte Galvani, M. ., & Gabrielle de Freitas, P. . (2023). A interação social de pessoas com síndrome de Down: uma análise das pesquisas. Peer Review, 5(17), 116–125. https://doi.org/10.53660/731.prw2217

Edição

Seção

Artigos