Manipulações estatísticas e anomalias visuais: design de visualização de dados e reconhecimento de vieses estatísticos | Statistical manipulations and visual anomalies: data visualization design and statistical bias recognition

Autores

  • Jaqueline Vasconcelos Braga Programa de Pós-Graduação em Design Universidade de Brasília (UnB)
  • Tiago Barros Pontes e Silva Departamento de Design Universidade de Brasília (UnB) http://orcid.org/0000-0003-2149-5973
  • Virgínia Tiradentes Souto Departamento de Design Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v17i2.756

Palavras-chave:

viés estatístico, gráficos, visualização de dados, anomalias visuais

Resumo

O mundo contemporâneo é caracterizado por um amplo volume de informações produzidas. Contudo, proceder a seleção e leitura dessas informações por meio de relatos de pesquisa ou de notícias ainda é um desafio. Entre os obstáculos presentes se destacam os vieses da informação, originados por tratamentos de jornalistas ou pesquisadores, ou mesmo provocados intencionalmente para subverter a representação da realidade a partir dos dados obtidos. Assim, o presente estudo visa discutir a interpretação de informações visuais em representações gráficas de cálculos estatísticos de modo a contextualizar alguns dos principais recursos visuais de enviesamento de pesquisa. Para tanto, aborda os principais modos de enviesamento em pesquisas a partir das representações da estatística e da visualização de dados e identifica alguns passos nos quais o enviesamento se traduz em informações visuais. A partir do levantamento realizado, sugere-se que a compreensão visual dos recursos de visualização de dados pode ao menos instigar a indagação do leitor acerca do possível viés.

*****

The contemporary world is characterized by a large volume of produced information. However, selecting and reading this information through research reports or news is still a challenge. Among the present obstacles stand out the information bias, originated by treatments of journalists or researchers, or even intentionally provoked to subvert the representation of reality from the obtained data. Thus, the present study aims to discuss the interpretation of visual information in graphical representations of statistical calculations in order to contextualize some of the main visual bias features of research. To this end, it addresses the main modes of search bias from statistical representations and data visualization and identifies some steps in which bias translates into visual information. From the study, it is suggested that the visual understanding of data visualization resources may at least instigate the reader's question about the possible bias.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Vasconcelos Braga, Programa de Pós-Graduação em Design Universidade de Brasília (UnB)

Mestranda em Design de Informação e Interação pela Universidade de Brasília (UnB - DF/2018-); MBA em Comunicação e Semiótica pela Universidade Gama Filho (UGF-RJ / 2012) e bacharelado em Design de Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO / 2008). É estatutária como Analista de Gestão Governamental na área de Artes Visuais e Design Gráfico pela Agência Brasil Central (agência oficial de comunicação do Estado de Goiás) desde 2010, tendo atuado desde então junto à ABC, Organização das Voluntárias de Goiás, Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos e Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da Universidade Estadual de Goiás. Tem formação complementar em Música, com habilitação em Educação Musical, atuando junto à Orquestra Jovem de Goiás e Orquestra Jovem de Anápolis-GO. Possui experiência na área de desenho industrial gráfico, com ênfase em design de comunicação visual, atuando principalmente nos seguintes temas: Visualização de informações, editoração, arquitetura de informação, design de comunicação, UX/UI e produção de recursos em mídias audiovisuais.

Tiago Barros Pontes e Silva, Departamento de Design Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Departamento de Design da Universidade de Brasília (UnB) desde 2006. Membro do Programa de Pós-Graduação em Design, atua na área de Design de Interação com foco em sistemas complexos, interfaces para web, portabilidade, ubiquidade, redes sociais e jogos. Doutor em Arte pela Universidade de Brasília na linha de Arte e Tecnologia, na qual realizou uma pesquisa no campo da Arte Computacional Evolutiva sobre Vida Artificial, sistemas autopoiéticos e emergência. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília com ênfase em Ergonomia Cognitiva aplicada a ambientes e interfaces, estudou a apresentação da informação em artefatos portáteis. Bacharel em Design formado nas Habilitações de Projeto de Produto e Programação Visual pela Universidade de Brasília.

Virgínia Tiradentes Souto, Departamento de Design Universidade de Brasília (UnB)

Dra. Virgínia Tiradentes Souto é professora associada do Departamento de Desenho Industrial e orientadora de mestrado do PPG Design e orientadora de mestrado e doutorado do PPG Arte ambos da Universidade de Brasília. Tem mestrado (1998) e doutorado (2006) em Typography and Graphic Communication pela Universidade de Reading, Inglaterra. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília de maio de 2013 a maio de 2017. É coordenadora do grupo de pesquisa Design da Informação, certificado pela Universidade de Brasília e cadastrado no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq (desde 2008). É também editora chefe da Revista Design, Tecnologia e Sociedade, e revisora dos periódicos Estudos em Design e Infodesign (SBDI). Antes de atuar como professora, trabalhou como designer gráfico (a partir de 2004) tendo sido bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial DTI-CNPq, coordenadora da equipe de Design e Comunicação do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), membro da equipe de design da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Suas principais áreas de pesquisa são: Design de Informação e Design de Mídias Digitais.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Braga, J. V., Silva, T. B. P. e, & Souto, V. T. (2020). Manipulações estatísticas e anomalias visuais: design de visualização de dados e reconhecimento de vieses estatísticos | Statistical manipulations and visual anomalies: data visualization design and statistical bias recognition. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 17(2), 145–162. https://doi.org/10.51358/id.v17i2.756

Edição

Seção

Artigos