Congresos de la Universitat Politècnica de València, Systems & Design: Beyond Processes and Thinking

Por defecto: 
Design para saúde e qualidade de vida: desenvolvimento e avaliação de requisitos de projeto para fone de ouvido inclusivo
Julia Marina Cunha, Giselle S. A. D. Merino, Eugenio A. D. Merino

Última modificación: 19-07-2016

Resumen


Os casos de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) entre crianças e adolescents aumentaram 30% nos últimos 30 anos, segundo  Shargorodsky (2010). Algumas pesquisas  indicam que esse aumento pode estar relacionado ao uso de dispositivos pessoais de áudio (Music Induced Hearing Loss (MIHL), como fones de ouvido, que associado a outros fatores, como o tempo de exposição e a intensidade sonora, elevam o risco de perda auditiva. Associado a este problema identifica-se a exclusão vivenciada por usuários de aparelho auditivo que tem dificuldades de utilizar fones de ouvido, devido à inadaptabilidade dos produtos à utilização simultânea.

Objetiva-se com esta pesquisa definir os requisitos de projeto que possibilitem a criação de um produto (fone de ouvido) que atenda também os usuários de aparelho auditivo. Para esta finalidade foram consideradas as áreas de ergonomia, usabilidade, design inclusivo para um projeto centrado no usuário que vise proteção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos mesmos. Como forma de verificar a viabilidade dos requisitos foi desenvolvido um protótipo funcional, submetido a testes de ruído para aferir sua performance.

A pesquisa foi dividida em duas etapas, uma de cunho teórico que buscou levantar e analisar na literatura os temas relacionados e uma segunda etapa, de cunho prático, onde foram definidos os requisitos e realizado o teste com o protótipo funcional. Em relação a etapa prática, foi utilizado como referência o GODP (Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos).

A partir da definição dos requisitos foi desenvolvido um fone de ouvido que, potencialmente, limita a intensidade sonora do som reproduzido e possibilita também a utilização por usuários de aparelho auditivo. Por meio de um protótipo funcional realizou-se uma avaliação de nível de pressão sonora do fone de ouvido projetado, onde obteve-se o máximo de 73dB nas frequências entre 1300 e 1400Hz, na reprodução de ruído branco. Estes resultados demostram que os requisitos, bem como o produto desenvolvido apresentam um desempenho adequado atendendo as exigências dos usuários.

A pesquisa possibilitou demonstrar o potencial do design quando aplicado para melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Salientando a importância de projetos centrados no usuário, que consideram as pessoas com suas diversas habilidades e capacidades para a geração de produtos que satisfaçam as reais necessidades dos usuários.

DOI: http://dx.doi.org/10.4995/IFDP.2016.3153


Palabras clave


Fone de ouvido, Perda auditiva, Saúde, Design, Ergonomia.

Texto completo: PDF