Home   /   Detalhe Livro

about image


EDUCAÇÃO E LINGUÍSTICA: pesquisas e diálogos em prol de uma educação de qualidade

A palavra “educação” pode ser compreendida em diferentes perspectivas dos saberes humanos. Sua gênese vem do latim “educatio”, derivado do verbo “educâre” que significa orientar, ou seja, promover desenvolvimento intelectual e cultural no indivíduo. Cada esfera de atividade determina seu objetivo acerca da educação. No âmbito geral da sociedade, tem-se a educação como princípios básicos do apreender a conviver a partir de regras do convívio humano como direitos e deveres. Nesse aspecto, todos são responsáveis pela educação – família, escola, sociedade.
No processo educativo, a linguagem é a ferramenta determinante, visto que para se conviver é preciso se comunicar. Para se comunicar, o sujeito utiliza diferentes recursos verbal e não verbal, por isso, é possível dizer que a língua é apenas um elemento da linguagem, ela por si só não garante a comunicação entre os sujeitos. Para Saussure (1969, p.17), “a língua é a parte social da linguagem”.
É nessa perspectiva que a linguística – ciência que estuda o comportamento da linguagem humana - apontou que esta é “heteróclita e multifacetada” (SAUSSURE, 1969, p.17), pois abrange vários domínios tanto no aspecto individual quanto social. Tal qual o sujeito se modifica com o passar do tempo, a linguagem também se adapta às novas realidades e formas de comunicação.
Com o advento da tecnologia e da revolução digital, a educação priorizou novos saberes, o que tornou de extrema relevância compreender os recursos linguísticos e as diferentes formas de se comunicar. Desse modo, falar em educação vai além do processo educacional promovido pela família, pela escola e pela sociedade. É preciso educar e se educar diuturnamente para conviver com sujeitos e com o mundo que se modificam constantemente.
Pensando no bem-estar do homem e da sociedade, as Organizações das Nações Unidas (ONU) decidiram, em 2015, estabelecer objetivos e metas para a sobrevivência dos povos. Dentre os 17 objetivos elencados na Agenda 2030, destaca-se o ODS-4 por “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Em consonância com os objetivos da ODS-4, este e-book, intitulado EDUCAÇÃO E LINGUÍSTICA: pesquisas e diálogos em prol de uma educação de qualidade, traz pesquisas, em diferentes materialidades linguísticas, que corroboram à aprendizagem. Os textos tratam, pelo viés científico, de práticas de leitura literária, publicitária e didático-pedagógica, além de abordar reflexões sobre políticas educacionais. Com certeza, os leitores deste e-book terão oportunidades de aprendizagem acerca da educação e da linguística, pois encontrarão nos dez capítulos, oportunidades ímpares sobre teorias linguísticas e educacionais.

  • Área - Educação e Linguística
  • Organizador(es) - Marilurdes Cruz Borges; Camila de Araújo Beraldo Ludovice; Cláudia de Fátima Oliveira
  • Visualizações - 781