DAS CULTURAS ESCOLARES ÀS CULTURAS ACADÊMICAS

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PERTENÇA À UNIVERSIDADE

  • Nilda Stecanela
  • Bruna Helena Rocha Rech Colégio Anchieta-RS
  • Juliane Salvador Escola de Idioma College

Resumo

Este trabalho tem o propósito de analisar os processos de transição do ensino médio para o ensino superior, levando em consideração os novos modelos de ingresso na Universidade em fluxo contínuo. O estudo abrange narrativas de jovens acadêmicos de diferentes cursos superiores de uma Universidade Comunitária do Sul do Brasil, tomadas a partir de dois procedimentos para a construção dos dados empíricos (mapas Emic-rítmicos e entrevistas on-line), combinados com a análise textual discursiva orientada por Moraes e Galiazzi (2011). Os referenciais teóricos acessados para contextualização do objeto e interpretação dos resultados contemplam as contribuições de Alain Coulon (2017), Jorge Larrosa (2015), John Dewey (1959) e Tristan McCowan (2018) sobre os conceitos de afiliação, de experiência e de unbundling. Os resultados do estudo evidenciam: a importância do acolhimento nas primeiras disciplinas; os dilemas para a compreensão da experiência acadêmica indicada no design curricular do curso; os desafios, adaptações e descobertas para o exercício da autonomia e construção da pertença ao ensino superior.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilda Stecanela
Doutora e mestre em Educação pela UFRGS. Diretora do Centro de Filosofia e Educação e Docente no PPGEDU/UCS. Professora na RME de Caxias do Sul. Coordenadora do Observatório de Educação da UCS e do Projeto NEPSO no Polo Rio Grande do Sul.
Bruna Helena Rocha Rech, Colégio Anchieta-RS

Mestre em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRITTER). Professora do Colégio Anchieta-RS

Juliane Salvador, Escola de Idioma College

Atualmente é coordenadora pedagógica da Escola de Idioma College, na filial do bairro Cruzeiro de Caxias do Sul e escritora do Roteiro de uma Rotação Telúrica, publicado pela editora Trevo. É estudante de LIBRAS (aulas particulares) e Japonês (pela associação japonesa) e está se especializando em cognicação, neurociência e educação, também pela UCS. Possui formação em Letras-Inglês pela Universidade de Caxias do Sul (2022).

Publicado
2023-04-26
Como Citar
Stecanela, N., Rech, B. H. R., & Salvador, J. (2023). DAS CULTURAS ESCOLARES ÀS CULTURAS ACADÊMICAS. Notandum, e67604. https://doi.org/10.4025/notandum.vi61.67604
Seção
Fundamentos da Educação