O DESAFIO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL AMPLIADA EM SAÚDE

ALGUNS APORTES HERMENÊUTICOS

  • Renata Maraschin Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Cláudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo (UPF)

Resumo

As políticas nacionais e a literatura existente sobre o tema da formação profissional em saúde revelam a necessidade de se repensar modos de articular, de forma coerente, o modelo de saúde vigente, a formação profissional e a assistência/atuação.  Frente a esta necessidade, o presente ensaio tem como objetivo refletir sobre os fundamentos filosóficos, pedagógicos e metodológicos da formação profissional em saúde. Parte-se do entendimento de que a pedagogia das competências e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem constituem o fundamento pedagógico e metodológico que melhor responde aos anseios do campo da saúde, no que se refere à atuação profissional futura dos graduandos. Todavia, é apresentada a hipótese de que a proposta da pedagogia das competências, quando analisada em seus fundamentos filosóficos, revela-se insuficiente se o almejado para a formação profissional em saúde é que ela também contemple a formação humana - ética e solidária. Trata-se de um ensaio teórico, de natureza bibliográfica, em que a pedagogia das competências é confrontada com a perspectiva hermenêutica, cuja origem se encontra na hermenêutica filosófica, proposta por Hans-Georg Gadamer, filósofo alemão do século XX. Desta perspectiva, são extraídos os conceitos de diálogo e sabedoria prática - phrónesis-, para compreender filosoficamente a pedagogia das competências e, ao mesmo tempo, propor perspectiva alternativa que amplie os fundamentos do processo formativo de profissionais da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Maraschin, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo (2005). Especialização em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá (2009). Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) (2016). Mestrado em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (2011). Doutorado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2017). Estágio pós-doutoral em andamento em Educação - Bolsa Capes. Participa do grupo de estudos vinculado ao Projeto de Pesquisa Formação Humana e exercício de si (PPGEDU/UPF), cadastrado no CNPq. Atuou como docente em nível de graduação e pós-graduação na área da saúde. Pesquisa os seguintes temas: formação humana, formação e atuação profissional em saúde, hermenêutica filosófica, educação em saúde, cuidado de si, envelhecimento humano, pedagogia das competências, metodologias ativas de ensino e aprendizagem, pedagogia hermenêutica, fisioterapia respiratória, fisioterapia pediátrica, estimulação precoce.

Cláudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001), pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP (2013). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Orienta em mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação, Teorias do Conhecimento e Teorias Educacionais . Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau e Kant; formação humana, cuidado de si, reconhecimento e pensamento pós-humanista, com ênfase em pensadores contemporâneos como Martin Heidegger, Michel Foucault e Axel Honneth. Conceitos nucleares: ação humana, ação pedagógica, formação humana, formação pedagógica, reconhecimento, educação natural, liberdade moral e maioridade. Possui publicados vários livros, capítulo de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, com destaque para: Kant & A Educação (2011); Educação natural em Rousseau: das necessidade da criança e dos cuidados do adulto (2011); Die sprachliche Kosntitution des Selbst (Self) und die pädagogische Handlung (2014); Condição humana e educação do amor próprio em Rousseau (2016);Uma leitura não-tradicional de Johann Friedrich Herbart: Autogoverno pedagógico e posição ativa do educando (2018); Conditio humana und tugendhafte Willensbildung: Untiefen der Anerkennung bei Rousseau und Honneth (2018); John Dewey como leitor de Jean-Jacques Rousseau: o problema da formação das capacidades humanas (2019).

Publicado
2022-12-15
Como Citar
Maraschin, R., & Dalbosco, C. A. (2022). O DESAFIO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL AMPLIADA EM SAÚDE. Notandum, (60), 143-165. https://doi.org/10.4025/notandum.vi60.65910
Seção
Fundamentos da Educação