FORMAÇÃO E APRENDIZAGENS DE MENTORAS INICIANTES EM UM PROGRAMA DE INDUÇÃO À DOCÊNCIA

Resumo

Este estudo tem como cenário uma pesquisa-intervenção sobre um Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP-São Paulo, Brasil. Analisamos narrativas, escritas e orais – memorial de formação, diário reflexivo e entrevista – produzidas por professoras experientes em diferentes momentos, com o objetivo de compreender suas aprendizagens ao longo da formação como mentoras e no início do acompanhamento de professoras iniciantes. Para construir uma base de conhecimentos para ensinar professores iniciantes acerca dos conteúdos de ensino, das práticas pedagógicas e outros conhecimentos relacionados à escola, a análise de dados revelou a construção de diferentes aprendizagens. Foi aprendido a: olhar para a trajetória profissional; tomar consciência de seu papel profissional; olhar para a própria prática de mentoria; conhecer a realidade de outros níveis de ensino e desenvolver maior compreensão emocional do professor de outro nível de ensino; valorizar o papel da reflexão no desenvolvimento profissional docente; valorizar a atuação docente; avaliar as próprias práticas pedagógicas; rever práticas de sala de aula e transpor práticas adotadas no PHM para sua atuação na sala de aula, entre outras. Essa análise possibilitou a organização desses conhecimentos em torno de dois eixos: aprendizagens referentes à concepção de mentoria e aprendizagens para o exercício da mentoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos
Pedagoga, Mestre e Doutorada em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas:  formação de professores, aprendizagem da docência, professor iniciante, processos de mentoria, identidade docente. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de São Carlos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Estudos sobre a docência: teorias e práticas (CNPq). Membro da equipe de coordenação da pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes - Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP.  
Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos
Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto), mestrado em Educação Especial (UFSCar) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Foi Secretária de Educação a Distância da UFSCar (2009-2016). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: programas de apoio a professores em início de carreira, mentoria,desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet, base de conhecimento. Atualmente é editora da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) vinculada ao PPGE-Educação da UFSCar. Coordena a pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 
Bruna Cury de Barros, Universidade Federal de São Carlos
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa: Formação de Professores e outros Agentes Educacionais. Graduada em Pedagogia pela USP. Dedicando-se a área de Formação de Professores com ênfase em estudos sobre Identidade Docente. Realiza estudos referentes ao desenvolvimento profissional docente; formação inicial e continuada; formação de formadores. Participante da pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP e coordenada por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSCar.
Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos
Graduação em Letras e em Pedagogia. Mestrado e Doutorado em Educação. É professora do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet, base de conhecimento; narrativas na formação de professores É membro da equipe da pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 
Publicado
2019-09-16
Como Citar
de Souza, A. P. G., Reali, A. M. de M. R., Barros, B. C. de, & Anunciato, R. M. M. (2019). FORMAÇÃO E APRENDIZAGENS DE MENTORAS INICIANTES EM UM PROGRAMA DE INDUÇÃO À DOCÊNCIA. Imagens Da Educação , 9(2), 141-156. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.46711
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores