Expansão da educação superior: indicadores de qualidade na modalidade a distância

Palavras-chave: ensino superior, avaliação institucional, educação a distância

Resumo

O artigo apresenta o processo de construção de indicadores de qualidade da Educação Superior na modalidade a distância. Realizou-se pesquisa quali-quantitativa, de análise descritiva por meio de um questionário elaborado para conhecer o perfil e expectativas dos alunos que ingressam na universidade, na modalidade estudada. O objetivo foi gerar um panorama preciso para identificar as principais dimensões de análise, extraídas do questionário elaborado, que possam subsidiar a construção dos indicadores. Concluiu-se que qualidade deve ser abordada como categoria multidimensional e dinâmica e que a construção de indicadores de qualidade é necessária para o planejamento de ações acadêmicas em um cenário de crescimento acelerado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

CATERINE VILA FAGUNDES, UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona em Métodos de Pesquisa e Diagnóstico em Educação. Graduação em História pela PUC-RS. Pós-Doutorado pelo Programa Nacional doutoramento da CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Políticas e Gestão de Processos Educacionais. Atuou como pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como professora-pesquisadora da Educação Superior, nas disciplinas de História da Educação, Avaliação da Educação e de Metodologia de Pesquisa Cientifica. Foi docente e coordenadora de disciplina do curso de especialização em Coordenação Pedagógica da Escola de Gestores da Educação Básica. Atuou como consultora e membro da Secretaria Executiva do Observatório de las Relaciones Europa y América Latina (OBREAL) da Universidade de Barcelona. Já exerceu como coordenadora pedagógica e professora de História no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é Coordenadora de Inovação Pedagógica na Universidade Veiga de Almeida, atuando junto à Pró-Reitoria de Graduação, docente e pesquisadora do curso de Pedagogia, coordenadora do curso de pós graduação Lato Sensu de Mídias e Tecnologias em Educação e coordenadora institucional do PIBID e Residência Pedagógica da UVA.
KATIA PUENTE MUNIZ, UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Doutoranda Psicanálise,Saúde e Sociedade UVA/RJ. Mestre em Sociologia - UFRJ (1996). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Bacharelado -1991 Licenciatura - 1996). Professora Adjunta Universidade Veiga de Almeida. Professor DOC I Sociologia Seeduc-RJ . Professor Pós-Graduação Especialização Tecnologia e Mídias UVA-RJ. Autora e tutora de disciplina EaD UVA/Ilumno (Graduação - Sociologia Geral e Sociologia da Educação; Pós-Graduação Lato Sensu Educação e Tecnologia - Cultura, Tecnologia e Trabalho). Co-autora disciplina graduação Ead Antropologia e Educação. Autora Curso Avaliação de Aprendizagem em Ead para Professor (Ilumno Brasil). Co-autora e tutora do curso Formação de Tutores Ead UVA (Epic-Canvas).Grupos de Pesquisa: Inovação na Gestão Educacional (UVA / Unisinos). Áreas de concentração: Educação, Sociedade e Psicanálise, Juventude e Contemporaneidade, Avaliação, Formação docente e EaD.
ANA CRISTINA GHISLENI, UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Linha de Pesquisa de Políticas e Gestão de Processos Educacionais, tendo como objeto de estudo os efeitos da avaliação em larga escala na Educação Básica. Possui Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Pós-Doutora pelo Programa Nacional doutoramento da CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates. Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Em Gestão Educacional - Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos.
Publicado
2018-12-19
Como Citar
FAGUNDES, C. V., MUNIZ, K. P., & GHISLENI, A. C. (2018). Expansão da educação superior: indicadores de qualidade na modalidade a distância. Imagens Da Educação , 8(3), e43210. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i3.43210
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional