O BLENDED LEARNING NOS REPOSITÓRIOS BRASILEIROS

Palavras-chave: blended learning, educação, teses, dissertações

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa exploratória em repositórios e bibliotecas virtuais de instituições públicas e privadas do Brasil com a finalidade de identificar nas pesquisas registradas em teses e dissertações a temática blended learning (ensino híbrido). A primeira parte da pesquisa foi realizada de forma ampla e sem distinção de área, as análises iniciais permitiram apontar uma tendência de crescimento na produção científica em blended learning com concentração de trabalhos em instituições públicas. Em seguida, realizou-se análise dos trabalhos produzidos exclusivamente nos programas de pós-graduação das áreas de Educação e de Ensino. Esse novo recorte apontou a existência de trabalhos predominantemente com abordagem metodológica qualitativa, na forma descritiva, a utilização do método de estudo de caso e uso frequente de publicações de origem estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Saulo Furletti, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG
Doutorando em Educação e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-MG, especialização em Informática educativa pela Universidade Federal de Lavras, graduação em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atualmente professor do Instituto Federal de Minas Gerais, experiência na área de educação e ensino, principalmente nos temas: blended learning, EAD, Educação Matemática, ensino de matemática, tecnologias educacionais, processo de ensino-aprendizagem, robótica educacional, objetos de aprendizagem. Atuação no ensino técnico, tecnológico e superior para cursos de gestão/negócios e engenharias.
José Wilson da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor do Programa de Pósgraduação em Educação e professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor de Ensino Técnico e Profissional do CEFETMG.Tem experiência na área de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Informática na Educação, Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: programação de computadores, ambientes de aprendizagem, software educativo, ensino/aprendizagem, educação e ambientes virtuais, educação a distância.
Publicado
2018-03-13
Como Citar
Furletti, S., & Costa, J. W. da. (2018). O BLENDED LEARNING NOS REPOSITÓRIOS BRASILEIROS. Imagens Da Educação , 8(1), e39886. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i1.39886
Seção
Ensino e Aprendizagem