As concepções prévias, os recursos tradicionais e as tecnologias digitais no ensino de astronomia

  • Josué Antunes de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul
Palavras-chave: ensino de astronomia, tecnologias digitais, formação de professores, concepções alternativas.

Resumo

Apesar de fazer parte dos documentos oficiais, a astronomia raramente é ensinada adequadamente na educação básica. As tecnologias digitais são comumente utilizadas pelos jovens e renegadas pela maioria dos docentes. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa com o objetivo de apontar as potencialidades da utilização de tecnologias digitais no ensino de astronomia. Ofereceu-se um curso de aperfeiçoamento em astronomia cuja meta era levar os participantes a compreenderem os fenômenos astronômicos. Seguiram-se as seguintes etapas: i) análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das licenciaturas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG); ii) análise das pré-concepções dos alunos em relação à astronomia e às tecnologias digitais; iii) elaboração do curso; iv) aplicação da proposta de ensino. A amostra constituiu-se de 32 alunos dos cursos de Física, Matemática e Ciências Biológicas. Utilizou-se a metodologia qualiquantitativa, combinada com análise de conteúdo. Os resultados apontam que no IFNMG apenas o Curso de Licenciatura em Física contempla conteúdos de astronomia diluídos em várias disciplinas do currículo; índices baixos de conhecimentos prévios dos alunos em relação à astronomia; evidências de aprendizagem significativa dos conceitos relacionados à astronomia, bem como viabilidade da utilização de recursos envolvendo as tecnologias digitais no ensino de astronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Mestre em em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC Minas (2009). Especialista em Matemática Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996) e Graduado em Física pela Universidade Iguaçú (2001). Ex-professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Ex-Diretor Acadêmico do Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Matemática, Física, Educação e Gestão de IES, atuando principalmente nos seguinte temas: Ensino de Física, Ensino de Matemática, Formação de Professores, Tecnologias Aplicada à Educação e Propostas de Ensino.
Marcos Rincon Voelzke, Universidade Cruzeiro do Sul
Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Publicado
2014-11-19
Como Citar
Macêdo, J. A. de, & Voelzke, M. R. (2014). As concepções prévias, os recursos tradicionais e as tecnologias digitais no ensino de astronomia. Imagens Da Educação , 4(3), 49 - 61. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i3.23840
Seção
Ensino e Aprendizagem