TRABALHO, PRODUÇÃO E RENDA DA TERRA NA TEORIA GEOGRÁFICA

  • Pablo Martin Bender Laboratório de Estudos do Espaço Rural (LabRURAL). Programa de Pós Graduação em Geografia - Universidade Federal de Santa Catarina.
Palavras-chave: Teoria e Método. Modos de Produção. Geografia Marxista. Geografia da Produção.

Resumo

O presente artigo desenvolve conceitos frequentemente utilizados no discurso geográfico e nas ciências sociais em geral, mas nem sempre interpretados ou enunciados com a rigorosidade que merecem.  Apresenta-se uma revisão das categorias de "trabalho" e "modo de produção"; e da teoria da "renda da terra", desde uma perspectiva geográfica ligada ao materialismo histórico e dialético, enfatizando a importância da compreensão de seus significados para a análise dos fenômenos espaciais. A produção é considerada no presente texto como um objeto de estudo para a geografia e neste sentido, sugere-se que a estrutura material da sociedade é seu meio geográfico. A teoria da renda da terra é interpretada como uma teoria sobre o espaço que articula os conceitos de produção, trabalho e localização. Na época de Marx, com a exceção de Humboldt, a Geografia era determinista, descritiva e eurocêntrica; por estas razões o filósofo lhe deu um trato ambivalente aos aspectos geográficos "clássicos" na sua obra. Neste texto se reforça o parecer de que a concepção geográfica do mundo e sua dinâmica estão no materialismo de Marx. O artigo está dirigido a estudantes ou leitores em geral que queiram dar seus primeiros passos no conhecimento de conceitos e ideias estruturantes do materialismo histórico e dialético e que revestem especial interesse para a Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Martin Bender, Laboratório de Estudos do Espaço Rural (LabRURAL). Programa de Pós Graduação em Geografia - Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Geografia - Universidade Federal de Santa Catarina. Área: Desenvolvimento Regional e Urbano. 

Publicado
2017-09-08
Como Citar
BENDER, P. M. TRABALHO, PRODUÇÃO E RENDA DA TERRA NA TEORIA GEOGRÁFICA. Boletim de Geografia, v. 35, n. 3, p. 1-11, 8 set. 2017.
Seção
Artigos científicos