UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO PARA MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS À INUNDAÇÕES E ALAGAMENTOS NA CIDADE DE FORMOSA - GOIÁS

  • Lucas de Sousa Ramalho Universidade Estadual de Goiás
  • Elton Souza Oliveira Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Formosa
  • Marcos Vinicius Santos Dourado Secretaria da Educação de Goiás
Palavras-chave: Risco. Cheias Urbanas. Planejamento. Geotecnologias.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo mapear, através de técnicas de geoprocessamento, áreas susceptíveis a inundação e alagamento na bacia do córrego Josefa Gomes na cidade de Formosa-GO. No processo foram utilizadas as seguintes variáveis: tipo de solo, uso e cobertura do solo, declividade e altitude do relevo. A informação de solos se refere ao Zoneamento Ecológico-Econômico da Região Integrada do Distrito Federal e Entorno - Fase I. A informação de uso e cobertura do solo se refere ao mapa de cobertura e uso do solo do estado de Goiás, o qual foi refinado com base em dados do sensor AVNIR-2 a bordo do satélite ALOS e imagens Google Earth. E a informação de declividade e altitude do relevo foram obtidas a partir da vetorização em tela de uma carta altimétrica na escala 1:25.000 referente à área de estudo. As classes de risco a inundação foram definidas em Baixo – baixíssimo risco, Médio – baixo risco, Médio Risco, Alto – médio risco e Altíssimo – alto risco. De forma geral, a bacia apresenta alto-médio risco (66,26%) e altíssimo risco (31,91%) à inundação e alagamentos. As áreas mais susceptíveis aos processos se concentram nas porções mais rebaixadas do relevo até, aproximadamente, 920 metros de altitude. Entre os principais fatores que favorecem o fenômeno da inundação e alagamento pode-se citar: o processo de urbanização da bacia, a impermeabilidade do solo, baixos valores de declividade, deficiência no sistema de drenagem local, presença de lixo e detritos no canal, obstrução das galerias pluviais, aumento do pico de vazão em decorrência da canalização do córrego, entre outros. A metodologia utilizada nesse estudo se mostrou bastante satisfatória uma vez que conseguiu expor as áreas mais susceptíveis possibilitando seu mapeamento, além de constituir uma metodologia de baixo custo na produção da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas de Sousa Ramalho, Universidade Estadual de Goiás
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás.
Elton Souza Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Formosa
Graduado em Geografia (licenciado) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Bacharel pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB), Especialização em Estudos do Solo (Pedologia, Análise Física e Recuperação Ambiental) no Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), Mestre em Geociência Aplicada com ênfase em Geoprocessamento e Análise Ambiental na Universidade de Brasília (UnB) e Doutorando em Geociências Aplicadas com ênfase em Geoprocessamento e Análise Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB). Experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: pedologia, geoprocessamento, modelagem de sistemas ambientais, hidrossedimentologia, e gestão de bacias hidrográficas.
Marcos Vinicius Santos Dourado, Secretaria da Educação de Goiás
Graduado em Geografia (licenciatura) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Especializações em Estudos dos Solos (Análise Física, Pedologia e Recuperação Ambiental) pelo Centro Universitário Araraquara (UNIARA) e Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Professor Efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, na modalidade de Ensino Médio Integral, atuando com a disciplina de Geografia e exercendo ainda a função de Coordenador de Área - Humanas. Também é Professor Efetivo da Prefeitura Municipal de Formosa (GO). Foi Professor Visitante da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Formosa), sendo Docente do Ensino Superior no curso de Geografia; Tem experiência nas áreas de Educação e Geografia, atuando nos seguintes temas: Educação em Solos e Meio Ambiente, Educação Ambiental, Geografia Escolar, Ensino de Geomorfologia, Geologia, Climatologia e Pedologia.
Publicado
2017-12-01
Como Citar
RAMALHO, L. DE S.; OLIVEIRA, E. S.; DOURADO, M. V. S. UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO PARA MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS À INUNDAÇÕES E ALAGAMENTOS NA CIDADE DE FORMOSA - GOIÁS. Boletim de Geografia, v. 35, n. 2, p. 63-82, 1 dez. 2017.
Seção
Artigos científicos